Com informações do site da Prefeitura de Jundiaí
Lilian Akemi Yamada
A delegação que representa Jundiaí no 14º Jogos Regionais do Idoso partiu para Pirassununga na tarde de quarta-feira. A saída contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Rita Haddad e do secretário de esportes, Alaércio Borelli, que foram ao local desejar boa sorte aos atletas.
A competição acontece entre 3 e 7 de março, na cidade de Pirassununga. Os atletas jundiaienses disputam todas as modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa adaptado, truco, voleibol adaptado e xadrez.
Em 2009, Jundiaí garantiu o 4º lugar na competição. “Esse ano estamos com a maior delegação das últimas edições. Além do Jogos Regionais do Idoso primar pela melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos, também entramos na competição visando alcançar as três cidades mais bem colocadas na 13ª edição”, afirmou Borelli.
Na mala além de roupas e produtos de higiene pessoal, muita alegria, animação e disposição. Exemplo de força de vontade está na atleta mais velha do grupo. Deolinda Vasconcelos Ferreira, de 89 anos, participa pela primeira vez do Jogos Regionais do Idoso na modalidade atletismo.
São 600 metros de caminhada adaptada e que exigem vitalidade dos competidores. “Sempre gostei de fazer atividades, não sou sedentária. Faço aulas de ginástica três vezes por semana e vou a pé até o Centro Esportivo”, comentou Deolinda. Segundo o professor de ginástica da atleta no Centro Esportivo Bela Vista, Wagner Roberto Silva, Dona Deolinda é uma aluna exemplar. “Raramente falta às aulas e no auge dos 89 anos de idade mostra vigor e disposição”, disse.
A participação de Jundiaí nos Jogos Regionais do Idoso acontece em parceria com a Secretaria Adjunta de Esportes, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade. O 14º Jogos Regionais do Idoso reúne as cidades do estado de São Paulo e acontece nas cidades de Pirassununga, Avaré, Olímpia, Mogi das Cruzes, Oswaldo Cruz, Porto Ferreira, São Paulo e Guarujá.