Paulistão 2012: Galo vira sobre o XV e volta a zona de classificação da Série D

18/03/2012 - 20:21


Foi no sufoco, com gol sofrido no inicio, 2 pênaltis marcados contra. Mas vitória de virada é mais gostosa. Foi assim o enredo da vitória do Paulista sobre o XV de Piracicaba por 2 a 1, neste domingo, pela 14ª rodada da 1ª fase do Campeonato Paulista, no estádio Jayme Cintra. Uma vitória importantíssima para o Galo que subiu para a 9ª colocação com 19 pontos e praticamente se livra da chance de ser rebaixado a Série A2 do Estadual deste ano. A vitória deixou o Tricolor a 4 pontos do 8º colocado, o Bragantino (23 pontos).

Mas o melhor da vitória é que o Paulista entrou na zona de classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro. Entre os times sem série no Campeonato Brasileiro, o Paulista é o 2º colocado nesta disputa com 19 pontos, mesma pontuação que a Linense, 3º, mas levando vantagem no número de vitórias (6 do Galo contra 5 do clube de Lins). Ou seja, se o Estadual, terminasse agora, o Paulista estaria na 4ª divisão nacional, objetivo traçado pela diretoria para o time na temporada.

O Paulista volta a campo na quarta-feira, para enfrentar o Goiás, no estádio Serra Dourada, às 20h30, pela partida de volta da 1ª fase da Copa do Brasil, onde precisa vencer por 2 gols de diferença, ou por 1 gol de diferença a partir de 4 a 3 para se classificar. Pelo Estadual, o Galo volta a jogar no domingo, em Itapólis, às 18h30, contra o Oeste.

O jogo
O 1º lance do jogo foi o mais polêmico de toda a partida. O atacante Adilson recebeu a bola dentro da grande área e ao tentar chutar para o gol, tropeçou nas suas próprias pernas. Mas o árbitro Rodrigo Braghetto, na sua visão viu que Diogo teria derrubado o jogador do XV (o que as imagens da televisão desmentiram pouco tempo depois) e assim anotou pênalti. O próprio Adilson cobrou e fez 1 a 0 para os piracicbanos.

Após o gol sofrido, o Galo até tentou esboçar uma reação, partindo para o ataque, mas pouco ameaçando o gol de Gilson. Apenas Reinaldo, atuando na meia, levando perigo em alguns chutes. O XV teve a chance de anotar o 2º gol aos 40 minutos, em uma bomba de Adilson, que Vagner fez a defesa.

Mas no 2º tempo, o panorama do jogo mudou. O treinador Luiz Carlos Martins realizou 2 substituições e mudou o time de esquema tático (do 3-5-2 para o 4-4-2) e logo com 2 minutos o Galo foi premiado. Falta na meia esquerda, Reinaldo mandou uma bomba que foi no centro do gol e entrou (com colaboração do goleiro do XV).

Mas o Paulista quando estava bem no jogo, cometeu um novo pênalti, Aos 17 minutos, Diego Ivo derrubou pelas costas André Cunha na área. O próprio André Cunha foi bater a penalidade. Foi a 10ª contra o Galo no Estadual. As 9 anteriores haviam entrado, mas esta foi diferente, pois Vagner pulou no canto direito e fez a defesa. No rebote Paulinho acertou o travessão.

O Tricolor merecia a virada e chegou aos 34 minutos. Reinaldo cobrou escanteio no lado esquerdo, em direção a pequena área. Diego Ivo dividiu bola com Diego Silva e de coxa mandou a bola para o fundo das redes, deixando o Galo na frente da partida (2 a 1). O Paulista teve a chance de anotar o 3º gol, aos 40 minutos, em contra-ataque finalizado com Cassiano Bodini, que passou a direita do gol. Mas um tento que não fez falta, pois o Tricolor venceu e a alegria volta a reinar em Jayme Cintra.

PAULISTA
2

1
XV DE PIRACICABA
Técnico: Luiz Carlos Martins

Técnico: Estevam Soares


Correia



Ricardinho
Vinicius Bovi


Diego Ivo  




Adilson Goiano




Wellington
Barboza

● Adilson

Rafael Santos

Vagner
Pereira
Reinaldo ●





Gilson


Madson
Rychely

Paulinho
Diego
Silva
Glauber



Diogo









Samuel Xavier



Diguinho
Edu Silva

SUBSTITUIÇÕES
 Intervalo: Cassiano Bodini ►Barboza

 13’ 2ºT: André Cunha ► Diguinho
 Intervalo: Bruno Formigoni ►Pereira

 32’ 2ºT: Hugo ►Adilson


 35’ 2ºT: Cafu ►Diego Silva
GOLS


Adilson, de pênalti, aos 2’1ºT (0-1) 
Reinaldo, aos 2’ 2ºT (1-1) 


Diego Ivo, aos 33’ 2ºT (2-1) 


Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí – 20 de setembro – 1.291 pagantes – R$ 30.555,00 de renda
 Árbitro:
Auxiliar lateral 1:
Auxiliar lateral 2:
Auxiliar de fundo 1:
Auxiliar de fundo 2:
Rodrigo Braghetto
Carlos Augusto Nogueira Junior
Rogerio Pablos Zanardo
Flávio Rodrigues Guerra
Ilbert Estevam da Silva

Matéria: Thiago Batista
Foto: Imagens extraídas de transmissão do Premiere FC

Matérias relacionadas