2ª edição do SUP Day movimenta 150 pessoas no Parque da Cidade - Esporte Paulista Esporte Paulista: 2ª edição do SUP Day movimenta 150 pessoas no Parque da Cidade

13/12/2015 - 13:24

2ª edição do SUP Day movimenta 150 pessoas no Parque da Cidade


Em comemoração aos 360 anos de Jundiaí e também com o objetivo de incentivar a prática do Stand Up Paddle, a Secretaria de Esportes e Lazer deu início, neste sábado (12), ao 2º SUP Day, no Centro Náutico do Parque da Cidade.

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, acompanhou as atividades. “Cumprimos o nosso primeiro objetivo de apresentar a modalidade e instalar uma escolinha há quase dois anos. Agora, já podemos observar o quanto a população abraçou o esporte. O próximo passo é buscar ferramentas para aprimorar as aulas e fazer com que mais pessoas possam ter esse contato”, disse Cristiano.

O sábado ficou reservado para treinos e capacitação dos munícipes iniciantes, comandada pelo professor e atleta Alex Araujo. O profissional iniciou com um breve histórico sobre a modalidade, apresentou medidas de segurança, os materiais utilizados (pranchas, remo e colete salva vidas) e os fundamentos básicos para a prática esportiva: remar, ficar em pé na prancha e os principais movimentos.

“É importante ter o mínimo de conhecimento sobre tudo que fizermos na vida, saber de onde vem, porque é feito daquela forma, qual é a maneira mais segura, pois assim teremos mais controle sobre a situação. O SUP é um esporte individual, que envolve todo o corpo e mente. Em cima da prancha depende só de você, por isso explico passo a passo para os alunos como agir, quais são os tipos de materiais que eles podem encontrar por aí e as principais medidas de segurança na água”, disse Alex, que compete pela categoria SUPRace, recordista sul-americano e brasileiro de remada em distância em alto mar, além de colecionar inúmeros outros títulos.

Nos dois horários estipulados para a capacitação, cerca de 150 pessoas passaram pelo Centro Náutico e aprovaram o evento. “Sempre quis praticar stand up, amo esportes marítimos e não sabia como fazer para participar das aulas. Quando fiquei sabendo do evento, fiquei louca. Ainda não sabia a data direito, mas até avisei meu chefe que, se fosse durante a semana, eu teria que entrar mais tarde para vir remar. Achei o máximo, quero voltar sempre. É muito gostoso”, disse Silviane Batistella ao fim da sua primeira experiência com o SUP.

A atividade contou com pessoas de diversas idades reforçando o caráter democrático da modalidade. “Atendemos mulheres, homens, crianças, pessoas de 5 a 64 anos ou até mais, esse esporte não tem biótipo definido e pode ser praticado por qualquer um. Além disso, trabalha também o equilíbrio, força e é bem lúdico, garantindo a diversão dos praticantes”, completou o professor.


Site da Prefeitura de Jundiaí




Postagens relacionadas