01/01/2019 - 01/02/2019 - Esporte Paulista Esporte Paulista: 01/01/2019 - 01/02/2019

Definidos os grupos da Série B de Jundiaí. Apenas 21 times em 2019



Com a presença de apenas 21 times, a organização da Série B de Jundiaí definiu os grupos da 1ª fase da competição, que deverá começar em março ou abril. Como comparação, no ano passado a competição teve 36 clubes.

Na 1ª fase, os times do grupo A encaram os do grupo B, em turno único. Os cinco mais bem classificados de cada chave avançam a 2ª fase.

Na segunda fase, os 10 times se enfrentam em turno único, e os quatro melhores conquistam o acesso e disputam as semifinais.

Semifinais e finais em jogo único e em caso de empate o vencedor do confronto será definido na disputa de pênaltis.

Grupos da 1ª fase
Grupo A: Real Tamoio, Real Pacaembu, Vila Comercial, Cruz Azul, Juventude, Sanca, Traviú, Fernandes, União da Vila, União América e Treze

Grupo B: Ivoturucaia, Chuta Coco, Vila Progresso, Império, Kokobongo, Galáticos, Água Doce, Guarani do Guanabara, Cecap e Cruzeiro Morada.
Leia Mais ►

Ex-meia do Paulista é demitido do cargo de treinador do Sertãozinho



O ex-meio-campista do Paulista, Cléber Gaúcho, durou apenas quatro rodadas como treinador do Sertãozinho. Ele foi demitido do cargo do clube na 2ª divisão do Paulistão (A2), nesta quinta-feira.

O Sertãozinho acumulou quatro derrotas em quatro jogos: Água Santa (2 x 1), Juventus (2 x 1), Inter de Limeira (1 x 0) e Taubaté (4 x 0).

No domingo, o Touro dos Canaviais volta a campo no domingo diante da também desesperada Portuguesa, às 16 horas, no Canindé, em São Paulo, pela quinta rodada da Série A2.

Cleber Gaúcho passou pelo Paulista em 1998, ainda como atleta (sua carreira dentro das quatro linhas foi de 1993 até 2010). Como treinador, desde 2013 já passou por XV de Piracicaba, Rio Verde-GO, União Barbarense, sub-20 do Criciúma, Velo Clube e agora o Sertãozinho.  
Leia Mais ►

Ex-Paulista: Cuadrado marca seu 1º gol em Capivari



O meio-campista Cuadrado marcou o seu primeiro gol com a camisa do Capivariano. Na quarta rodada da 3ª divisão do Paulistão (A3) ele marocu o terceiro gol do seu novo time, na vitória do Capivariano sobre o Batatais, na casa do rival por 5 a 0, na noite de quarta-feira.

O ex-jogador do Paulista está ajudando o time de Capivari a estar na zona de classificação a próxima fase - 3º com 9 pontos. Novamente Cuadrado foi titular os 90 minutos, no time dirigido por Roberval Davino, que ainda os ex-Galo Rodrigo Sabiá e Bruno Sabiá que atuaram na partida.

“Vilão” do rebaixamento marcou também
O atacante Ingro, que para torcida do Paulista foi um dos grandes vilões pelo rebaixamento do clube em 2017 da 3ª para a 4ª divisão do Paulistão (foi expulso no jogo da queda), marcou o seu 1º gol na Série A3, pelo Grêmio Osasco. Mas não adiantou muito, já que o time de Ingro perdeu do Desportivo Brasil, em casa, por 3 a 2. 
Leia Mais ►

Ex-Paulista, atacante Raphael Macena marca gol sobre o Inter



O ex-atacante do Paulista, Raphael Macena, marcou o gol do Veranopolis, no importante empate da sua equipe sobre o Inter de Porto Alegre - 1 a 1, nesta quarta-feira, pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho.

Macena, de 29 anos, passou pelo Paulista na Copa Paulista de 2011, sendo nome importante na conquista da competição por parte do Tricolor.  Foi o segundo gol do ex-jogador do Paulista no Gauchão 2019.
Leia Mais ►

Após fim de tabu, Zago pede foco para levar Red Bull à classificação



O Red Bull venceu o Corinthians, por 2 a 0, e conheceu a sua primeira vitória na competição, quebrando um tabu de nunca ter vencido o rival em Itaquera. O técnico Antônio Carlos Zago acredita que o resultado positivo trará mais confiança para a equipe campineira buscar a classificação às quartas de final do Paulistão.

Após estrear com um empate por 1 a 1, diante do Palmeiras, o Red Bull havia perdido para o Mirassol na casa do rival, por 1 a 0, e empatado com o Bragantino por 1 a 1, em Campinas. Além de ainda não ter vencido, os comandados de Zago ainda tinham a missão de quebrar um tabu na Arena Corinthians, já que somavam um retrospecto de dois empates e uma derrota em território inimigo.

“Foi uma atuação convincente e com uma vitória. Precisávamos dos três pontos. Todo mundo está de parabéns pela atuação, organização e entrega. Criamos algo a mais para conseguir a vitória. O time tem que manter a concentração desde o início, como foi aqui, e conseguir a classificação para as quartas de final”, avaliou Zago.

Após quatro rodadas, o Red Bull aparece na terceira posição do Grupo A, com os mesmos cinco pontos da vice-líder Ponte Preta. O próximo compromisso da equipe com sede em Jarinu (onde treina durante toda semana) acontece na segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Luminosa, contra a Ferroviária.
Leia Mais ►

Secretaria Estadual define calendário de eventos em 2019



A Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo definiu nesta semana o calendário dos eventos que serão organizados pela entidade em 2019.

Jogos da Juventude
- Fase regional: Março, abril e maio
- Fase final: Sede a ser definida - 13 a 22 de junho

Jogos Regionais do Idoso
- Fase regional: Sede a ser definida - 21 a 26 de maio
- Fase final: Sede a ser definida - 12 a 17 de novembro

Jogos Infantis de SP
- Fase regional: Junho, Agosto e Setembro
- Fase final: Sede a ser definida - 26 de setembro a 5 de outubro

Jogos Regionais
 - 2 a 13 de julho
- Sede não informada no cronograma

Jogos Abertos do Interior
- 14 a 26 de outubro
- Sede: Marília
Leia Mais ►

Copa Serra do Japy: Candeias - O único que não levou gols em 2019



A temporada 2019 da Copa Serra do Japy teve quase os 20 times em quatro semanas levando gols. Apenas uma equipe ainda não sofreu gols: o Candeias.

O time jogou duas vezes na competição e na base do 1 a 0 lidera o grupo D, mesmo com apenas dois gols marcados. A equipe somente volta a atuar na competição na sexta semana, no dia 10 de fevereiro, quando encara o Juventude Caçula.

Neste domingo, que terá a disputa da quinta semana, quem estará em campo é a segunda melhor defesa: o Juventude do Tamoio. Com apenas um gol sofrido, encara o União Mineira, no jogo que fecha a rodada, às 16h10, no estádio do Nacional.        

Próximos jogos - 3/fev - dom
 - 8:10 - Nacional - Geração Tulipas x Cruz Azul
 - 10:10 - Nacional - Chuta Coco x Chelsea Vila Ana
 - 12:10 - Nacional - Esperneia x União Cachaça
 - 14:10 - Nacional - Continental x Sporting Tamoio
 - 16:10 - Nacional - União Mineira x Juventude do Tamoio

Classificação
Grupo A
#1 Geração Tulipas - 6pts / #2 União Mineira - 3pts / #3 Continental - 3pts / #4 Chuta Coco - 3pts / #5 Ibis - 0pts

Grupo B
#1 Lyon - 9pts / #2 Juventude do Tamoio - 6pts / #3 Chelsea Vila Ana - 6pts / #4 Cruz Azul - 3pts / #5 Sporting Tamoio - 3pts

Grupo C
#1 Eloyork - 4pts / #2 Real Cidadania - 4pts / #3 Juventude Caçula - 3pts / #4 Meninos do Morro - 0pts / #5 Esperneia - 0pts

Grupo D
#1 Candeias - 6pts / #2 Real Felicidade - 4pts / #3 Meninos da Vila - 4pts / #4 Nacional Tulipas - 3pts / #5 União Cachaça - 0pts
Leia Mais ►

Copa Aramis Polli terá a presença dos últimos quatro finalistas



A Copa Aramis Polli de futebol terá a presença dos últimos quatro finalistas da história do torneio. Império, Ipanema, Catch a Fire e Bahia estarão presentes em 2019.

Bahia e Ipanema irão em busca do sonhado título. O Bahia perdeu na final de 2018 para o Catch a Fire - 3 a 2. Já o Ipanema foi vice ao perder nos pênaltis para o Império - 1 a 1 no tempo regulamentar e 5 a 4 nos pênaltis.

Atual campeão, o Império estreia contra o Força Jovem, às 8h15, no Caxambu. O Catch a Fire, campeão de 2017 estreia contra o Pânico, às 10h15, também no Caxambu. O Bahia, estreia contra o Unidos do Varjão, às 12h15, também no Caxambu. O Ipanema atua no Bom Jardim, às 14h30, contra o Atlético Medeiros.

Últimos campeões e vices
- 9ª edição: 2018 - Campeão: Império / Vice: Ipanema
- 8ª edição: - 2017 - Campeão: Catch a Fire / Vice: Bahia
- 7ª edição: - 2016 - Campeão: Arizona / Vice: Doze da Vila
- 6ª edição: - 2015 - Campeão: Nove de Julho / Vice: Atlântico
- 5ª edição: - 2014 - Campeão: Juventude do Novo Horizonte / Vice: Sport Sorocabana
- 4ª edição: - 2013 - Campeão: Sport Sorocabana / Vice: Bangu
- 3ª edição: - 2012 - Campeão: Sport Sorocabana / Vice: Gandaia
- 2ª edição: - 2011 - Campeão: Vila Nambi / Vice: Doze Sorocabana

Próximos jogos - 3/fev - dom
 - 12:30 - Bom Jardim - Água Doce x Real Doze
 - 14:30 - Bom Jardim - Ipanema x Atlético Medeiros
 - 16:30 - Bom Jardim - Sanpdoria x Sport Nambi
 - 12:30 - Rodoviários - Real Pacaembu x Cinco Estrelas
 - 8:15 - Caxambu - Força Jovem x Império
 - 10:15 - Caxambu - Catch a Fire x Pânico
 - 12:15 - Caxambu - Unidos do Varjão x Bahia
 - 14:15 - Caxambu - Camaradas x Fepasa
 - 16:15 - Caxambu - Bertioga Clube x Arautos
 - 13:30 - Primavera - Olympiakos x Grêmio Eloy
 - 15:30 - Primavera - Primavera x Chelsea de Morato
 - 0:00 - A definir - Alagoanos x Moleque Arteiro
Leia Mais ►

4ª divisão: Marília contrata treinador que enfrentou Galo



O Marília anunciou nesta quarta-feira o seu novo treinador. Trata-se de Ricardo Costa, que ano passado esteve a frente do São José, que por duas vezes enfrentou o Paulista na fase de classificação (uma vitória do Tricolor e um empate). O time do Vale foi semifinalista (eliminado pelo Comercial).

Ricardo Costa, estava no Comercial e foi demitido após derrota na estreia da Série A3 para o Noroeste (1 a 0), em Ribeirão Preto.

O novo treinador maqueano tem um currículo que impressiona na 4ª Divisão. Nas últimas três edições da competição, conquistou dois acessos, sendo campeão com a Portuguesa Santista (2016) e vice com o Esporte São Bernardo (2017). No ano passado, ficou perto de conseguir a ascensão com o São José, levando o clube até a semifinal. A apresentação oficial de Ricardo Costa em Marília ainda não está definida, mas deverá acontecer na próxima segunda-feira (dia 4).
Leia Mais ►

4ª divisão: FPF mantém preço mínimo de R$ 10 no ingresso



Segundo informação do Jornal da Manhã de Marília, no congresso técnico da 4ª divisão do Paulistão, na última terça-feira, ficou definido que o preço mínimo do ingresso será R$ 10.  Na edição passada, o regulamento já previa este valor, como taxa mínima para um torcedor (sem direito a meia-entrada) entrar no estádio e assistir os jogos da competição.
Leia Mais ►

CT Falcão 12 Jundiaí lança projeto para crianças entre 4 e 9 anos



Os professores Maia e Eder estão em um projeto para crianças de 4 a 7 anos (nascidos entre 2012 e 2015) e 8 e 9 anos (nascidos em 2009/2010) na CT Falcão 12 Jundiaí, somente para iniciantes  onde será oferecido apenas os fundamentos do futsal para que quando  o atleta for participar  em equipes  de competição só vai faltar a parte  tática ou seja  o que cada treinador oferecerá como marcação e jogadas.

As aulas serão de segunda e sexta nos seguintes horários:
- 18h45 até 20h15 para alunos entre 4 e 7 anos
- 20h15 e 21h45 para alunos entre 8 e 9 anos.

Quem estiver interessando favor conversar com Eder (97493-8324) e Maia (99563-9885).
Leia Mais ►

Cabeça pretende dois amistosos com Estrela antes da Série A



Edson Oliveira, o Edson Cabeça, de 32 anos, será o comandante do Estrela da Ponte na temporada 2019. O novo treinador está já montando o elenco e pretende disputar dois amistosos com o elenco antes da estreia na Série A de Jundiaí (ainda sem data confirmada).

Sobre estilo de jogo, Edson já sabe como pretende colocar o time em campo. “Gosto sempre de jogar no 4-4-2. Mas isso vai depender do jogo. Também gosto de jogar com 2 atacantes do lado, mais o centroavante”, contou.

Ano passado, Cabeça era auxiliar de Mauro Peixoto na comissão técnica do Estrela - campeão da Série A de Jundiaí. Para ele foi uma grande experiência.

“A gente pode ajudar o Estrela a ser campeão. Agora como treinador será uma ótima experiência, pois conheço o grupo e a maioria dos jogadores que ficaram”, disse.

A comissão técnica de Edson já está montada. Vaz será o preparador físico, Evandro o massagista e Diego Gordão o auxiliar-técnico. “A gente montou a comissão técnica de maneira rápida. Eu acertei com o presidente na sexta passada e na reunião coloquei a minha comissão técnica, com quem Quero trabalhar esse ano. Estamos trazendo pessoas capacitadas para poder dar o melhor para o Estrela”.

Sobre o elenco, alguns jogadores do ano passado irão permanecer. “Vamos trazer alguns jogadores que já estão acertados com o Estrela e tentando manter a base aonde é nossa prioridade.

Edson Cabeça foi técnico do Juventus do Novo Horizonte na Série A de Jundiaí, em 2008. Depois foi para Cabreúva, onde treinou o Disciplina em 2012 e 2014, o Botafogo em 2013 e o Independente entre 2015 e 2017, saindo para fazer parte da comissão técnica do Estrela.
Leia Mais ►

Mauro Peixoto confirma: será treinador da Ponte Preta em 2019



Agora é oficial. Mauro Peixoto será o treinador da Ponte Preta da Agapeama na temporada 2019. A negociação entre ele e o clube foi concluída nesta terça-feira e o acordo foi selado e ele dirigirá a Macaca, que busca seu segundo título na história da Série A (o único que levou foi em 2015).

Mauro que na sexta-feira disse que pretendia descansar em 2019, reiterou que essa era sua intenção, mas o convite da Ponte o seduziu. “Na realidade eu iria parar. Aceitei, pois é mais um desafio de dirigir a Ponte Preta time grande time forte e a amizade que tenho com o presidente Duda e o Márcio (diretor). Sempre tivemos convite para ir lá ser treinador, mas nunca deu certo Agora deu certo espero fazer um bom trabalho”, contou.

Para o presidente da Ponte Preta, Mauro trará a experiência necessária para a Macaca nesta temporada. “O Mauro vai agregar muita experiência e vai trazer alguns jogadores. Já estávamos de olho no Mauro desde o ano passado como ele fechou com o Estrela não conversamos com ele, agora tudo deu certo”, contou.

O desafio para ele será “de montar um time forte e buscar o título”, contou. Atletas que Mauro já trabalhou nestes 28 anos de carreira como técnico deverão acompanhar ele no trabalho.

Mauro tem um estilo de times que joguem com a técnica e ele no novo clube quer unir com componentes históricos da Macaca - especialmente a raça. “Vamos procurar mesclar os dois tipos: trazer jogadores técnicos e jogadores que tenham raça também. Estamos acertando com alguns jogadores. Ficaram 6 jogadores do elenco do ano passado, mas a princípio pretendemos 18 atletas”, disse Mauro, que ainda montará a sua comissão técnica.

“Estamos esperando as contratações para definir um estilo de jogo ser acertarmos com todos o time ficaria um time muito rápido no ataque e muito forte na defesa em meio de campo forte e leve”, contou o presidente, que disse que o nome dele foi bem recebido pela torcida. “A torcida sempre cogitava o nome dele”, completou.
Leia Mais ►

Ex-Paulista marca e Red Bull Brasil derrota Timão na Arena



Um gol do ex-atacante do Paulista, Ytalo, aos 29 minutos do segundo tempo, ajudou a primeira vitória do Red Bull Brasil na temporada. E que êxito! Foi sobre o Corinthians, na Arena Corinthians, na noite desta quarta-feira, pela 4ª rodada do Paulistão. O 2 a 0 do Red Bull sobre o Timão, na capital (Bruno Tubarão fez nos acréscimos), fez o Touro ficar mais longa da zona de rebaixamento. Agora está em 3º no grupo A com 5 pontos, e 7º no geral.



A partida foi fraca, e o gol de Ytalo, saiu em um cruzamento de Osman na direita, que Bruno Tubarão desviou, e Ytalo de cabeça, subiu mais alto que Henrique e Cássio para marcar.  Nos acréscimos, Bruno Tubarão recebeu de Ytalo, e fez o seu.


O Red Bull Brasil volta a campo na segunda-feira, contra a Ferroviária, em Araraquara. No mesmo dia, o Corinthians, com 4 pontos, e em 3º no grupo C, encara o Palmeiras, em São Paulo.

⚽ Ytalo, aos 75min (COR 0x1 RBB)
⚽ Bruno Tubarão, aos 90min+2min (COR 0x1 RBB)

CORINTHIANS
Cássio
Fagner , Manoel, Henrique e Léo Santos (Avelar)
Ralf, Thiaguinho (Pedrinho)
Ramiro, Jadson (Gustavo) e Matheus Vital
Boselli
Técnico: Carille

RED BULL BRASIL
Júlio César
Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Rafael Carioca
Jobson (Barreto), Pio █ (Bruno Tubarão), Uillian Correia █ e Osman
Roberson (Everton) e Ytalo
Técnico: Zago

Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Herman Brumel Vani e Vitor Carmona Metestaine

Imagens extraídas da transmissão do Premiere
Leia Mais ►

4ª divisão do Paulistão terá novamente listas A e B



No congresso técnico, realizado na terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, com os clubes participantes da 4ª divisão do Paulistão, ficou definido novamente que os clubes poderão ter duas listas para inscrição de atletas.

A lista A terá no máximo 26 jogadores, com idade a partir de 16 anos. A lista B, com atletas formados no clube - mínimo de 6 meses na equipe pode ser preenchida de forma livre por atletas que tenham idade entre 16 e 21 anos.

Ficou também definido a troca de quatro atletas da lista A ao final da primeira fase. O número de participantes ainda não foi definido - FPF deve confirmar nesta quinta-feira. Certo que apenas os dois clubes finalistas da competição terá direito ao acesso a 3ª divisão (A3) em 2020. A competição começa no dia 7 de abril. O encerramento deverá ser no mês de novembro (provavelmente dia 10).
Leia Mais ►

Tênis de mesa: Itupeva será sede do Intercolonial de 2020



A cidade de Itupeva será a sede do principal evento esportivo da colônia nipo-brasileira de mesa-tenistas na América Latina em 2020. A competição acontece no mês de janeiro e o município receberá delegações de todo o Brasil, que vão participar do 70º Intercolonial Brasileiro de tênis de mesa.

Representando a Prefeitura Itupeva, o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, esteve neste final de semana na cidade de Brasília, onde aconteceu 69º Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa, competição que contou com a presença de mais de 500 atletas e a definição do município itupevense como sede no ano que vem.

“Para ser a sede do Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa em 2020, buscamos atingir todos os requisitos, um trabalho que vem sendo feito desde julho do ano passado, quando recebemos a vistoria do diretor técnico da comissão organizadora, Marcos Yamada, que na ocasião aprovou as instalações apresentadas”, falou Robinson Toledo.

História
O campeonato de tênis de mesa da colônia japonesa teve inicio em 1951 por Haruo Mitida, porém, a competição ganhou tamanha proporção e, desde 1992, a sede deixou de ser a capital paulista e passou a circular entre as regiões participantes.

O município itupevense faz parte da região centro-oeste do estado de São Paulo, juntamente com outras dezenas de cidades, entre elas estão Itu, Jundiaí, Salto e Campo Limpo Paulista.

A cidade de Itupeva também foi representada pelo presidente da Aceni (Associação Cultural Beneficente e Esportiva Nissei de Itupeva), Firoyoshi Shihonmatsu, e pelo presidente do clube SBRI (Sociedade Beneficente e Recreativa de Itupeva), Romeu Wakabayashi.
Leia Mais ►

Jundiaí: Piscina do Bolão amplia estrutura com arquibancada



Mais um espaço dentro do Nicolino de Luca, conhecido como Bolão, está em obras para ampliar a estrutura de atendimento aos usuários. A piscina, única em tamanho olímpico e aquecida pública de toda a região, passará a contar com arquibancada pré-moldada, com capacidade para mais de 400 pessoas.

O investimento, no valor de R$ 989,1 mil, tem previsão de entrega ainda no primeiro semestre deste ano pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer da Prefeitura de Jundiaí.

A construção teve início em dezembro com prazo de 150 dias para a conclusão. Ao todo serão 428,7 metros quadrados de arquibancadas, divididas em dois blocos de sete patamares cada. Também faz parte da obra uma cabine dedicada para a utilização da imprensa. Todo o perímetro da arquibancada terá mureta e guarda-corpo de proteção. Para execução da obra será necessária a aplicação de 200 metros cúbicos de concreto, 23 toneladas de aço, além de estruturas metálicas (vigas e terças).

Aurélio Fajar Tonetto, 34 anos, é aluno da turma Master de natação há três anos. “Procurei pela atividade para melhorar a qualidade de vida. Faço aulas duas vezes por semana, e, neste período de férias, o espaço é aberto para o uso dos alunos. Desta forma consigo manter o condicionamento físico. Jundiaí é uma cidade privilegiada por oferecer uma estrutura dessas para a população. Outros municípios não contam com uma piscina desta qualidade para os alunos. Com a construção da arquibancada ficará ainda melhor, pois alunos e público poderão usufruir”, comenta.

De acordo com o diretor do Núcleo de Planejamento, Gestão e Finanças do Esporte, Petrus Esteves Teixeira, a obra é feita com material pré-moldado. “Os blocos são medidos e confeccionados na empresa, que os entrega na área da obra para que sejam montados. É um modelo de construção rápido e preciso”, detalha.
Leia Mais ►

Paulistão da 4ª divisão pode ter até 42 times e 1ª fase mais enxuta




A 4ª divisão do Paulistão não terá a mesma quantidade de clubes em relação a temporada passada. A competição que teve 40 clubes em 2018, nesta temporada pode ter 35, mas pode chegar a 42, já que alguns clubes estão com pendências ainda a serem resolvidas junto a Federação. A competição novamente priorizará o lado técnico na fase eliminatória, premiando o time de melhor campanha com a “vitória” no confronto, em vez da definição da vaga ser na disputa de pênaltis.

Por conta da indefinição de 7 clubes - entre eles Amparo (participou da 4ª divisão em 2019), Osvaldo Cruz (participou ano passado) Guarulhos-GRU (participou ano passado), Fernandópolis (esteve ano passado), Talentos Dez, Catanduvense (que não pode participar do arbitral) e Catanduva Clube (também não pode participar do arbitral) a Federação Paulista ainda não soltou a lista de times participantes da competição. A maioria destes clubes estão com seus estádios sem laudos atualizados até a data desta terça-feira e a chance de não participarem é grande. O Paulista participou do conselho arbitral, sendo representado pelo gerente de futebol, Antônio Carlos Nogueira de Sá Junior, o Juninho.

A competição novamente será exclusiva para atletas até 23 anos. O torneio começa no dia 7 de abril. Segundo a Federação Paulista, a lista oficial de participantes deverá sair na quinta-feira, enquanto os grupos da 1ª fase, tabela e regulamento deverão ser divulgados no mês de fevereiro. Ficou definido que a competição não irá pausar, mesmo com a Copa América sendo disputada no Brasil.

Pelo Estatuto do Torcedor, a Federação terá que soltar a tabela e regulamento até o dia 6 de fevereiro (artigo 9º no Estatuto: É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 dias antes de seu início).

Formato
As duas primeiras fases do torneio serão regionalizadas. A 1ª fase terá 6 grupos com 5, 6 ou até 7 times em cada chave. Os quatro melhores de cada grupo avançam a 2ª fase que ainda será regionalizada. Na 2ª fase os 24 times seriam novamente divididos em 4 grupos de 6 times. Na 3ª fase, os 16 classificados seriam divididos em 4 grupos de 4 times, e a divisão seria no sistema de sorteio. A partir da 4ª fase, quando seria as quartas de final a competição será em fase eliminatória (com jogos de ida e volta).

Nada de pênaltis
Na fase eliminatória da competição, não haverá em hipótese nenhuma a disputa de pênaltis. Em caso de empate no placar agregado do confronto (soma dos resultados dos dois jogos), a vaga será do time de melhor campanha ao longo da competição.

A decisão foi da maioria dos clubes presentes - 23 votaram a favor da melhor campanha levar a vaga na fase eliminatória em caso de empate no agregado, enquanto 14 gostariam da disputa de pênaltis.

Clubes que participaram do arbitral
América de Rio Preto
Andradina
Barcelona
Flamengo de Guarulhos
Francana
Inter de Bebedouro
Itararé
Guarulhos-GRU
Santacruzense
Bandeirante
Brasilis
Assisense
Joseense
Taquaritinga
Elosport
XV de Jau
Fernandópolis
Manthiqueira
Mauá
Mauanese
Marília
Independente
Jabaquara
Jaguariúna
José Bonifácio
Paulista
Rio Branco
São José
Itapirense
Matonense
Tupã
União Barbarense
União Mogi
União Suzano
Vocem de Assis

Clubes com pendência e podem ficar fora do campeonato
Amparo
Talentos Dez
Osvaldo Cruz
São-carlense
Fernandópolis
Catanduva
Catanduvense

Entenda o formato
1ª fase - 6 grupos de 5, 6 ou 7 times - Turno e returno na chave
- Classificam-se os 4 melhores de cada grupo

2ª fase - 6 grupos de 4 times - Turno e returno na chave - Classificam-se os 2 melhores de cada grupo + os 4 melhores terceiros

3ª fase - 4 grupos de 4 times - Turno e returno na chave - Classificam-se os 2 melhores de cada grupo

4ª fase - Quartas de final - Jogos de ida e volta
- Com vantagem de jogar pelo empate na soma dos placares do confronto para os times de melhor campanha ao longo da competição

5ª fase - Semifinal - Jogos de ida e volta
- Com vantagem de jogar pelo empate na soma dos placares do confronto para os times de melhor campanha ao longo da competição

6ª fase - Final - Jogos de ida e volta
- Com vantagem de jogar pelo empate na soma dos placares e ficar com o título para o time de melhor campanha ao longo da competição

Foto: Claudio Herrera - Assessoria de imprensa do Flamengo de Guarulhos
Leia Mais ►

Copa Serra do Japy divulga tabela das duas próximas semanas


A organização da Copa Serra do Japy divulgou a tabela das duas próximas semanas. Todos os jogos serão disputados no estádio do Nacional, na Vila Arens

Próximos jogos - 3/fev - dom
8:10 - Nacional - Geração Tulipas x Cruz Azul
10:10 - Nacional - Chuta Coco x Chelsea Vila Ana
12:10 - Nacional - Esperneia x União Cachaça
14:10 - Nacional - Continental x Sporting Tamoio
16:10 - Nacional - União Mineira x Juventude do Tamoio


Próximos jogos - 10/fev - dom
8:10 - Nacional - Eloyork x Nacional Tulipas
10:10 - Nacional - Meninos do Morro x Meninos da Vila
12:10 - Nacional - Real Cidadania x Real Felicidade
14:10 - Nacional - Geração Tulipas x Juventude do Tamoio
16:10 - Nacional - Juventude Caçula x Candeias

Grupo A
1 Geração Tulipas - 6pts
2 União Mineira - 3pts
3 Continental - 3pts
4 Chuta Coco - 3pts
5 Íbis - 0pts

Grupo B
1 Lyon - 9pts
2 Juventude do Tamoio - 6pts
3 Chelsea Vila Ana - 6pts
4 Cruz Azul - 3pts
5 Sporting Tamoio - 3pts

Grupo C
1 Eloyork - 4pts
2 Real Cidadania - 4pts
3 Juventude Caçula - 3pts
4 Meninos do Morro - 0pts
5 Esperneia - 0pts

Grupo D
1 Candeias - 6pts
2 Real Felicidade - 4pts
3 Meninos da Vila - 4pts
4 Nacional Tulipas - 3pts
5 União Cachaça - 0pts
Leia Mais ►

Copa Aramis Polli tem alterações na tabela da primeira rodada



A organização da Copa Aramis Polli de futebol divulgou alterações em três jogos da primeira rodada, programados para domingo.

No Bom Jardim, às 12h30 agora será Água Doce e Real Doze e às 16h30 tem Sanpodoria e Sport Nambi. O jogo Alagoanos e Moleque Arteiro foi adiado para uma nova data, em virtude do Alagoanos ter um outro compromisso na data.

Próximos jogos - 3/fev - dom
12:30 - Bom Jardim - Água Doce x Real Doze
14:30 - Bom Jardim - Ipanema x Atlético Medeiros
16:30 - Bom Jardim - Sampdoria x Sport Nambi
12:30 - Rodoviários - Real Pacaembu x Cinco Estrelas
8:15 - Caxambu - Força Jovem x Império
10:15 - Caxambu - Catch a Fire x Pânico
12:15 - Caxambu - Unidos do Varjão x Bahia
14:15 - Caxambu - Camaradas x Fepasa
16:15 - Caxambu - Bertioga Clube x Arautos
13:30 - Primavera - Olympiakos x Grêmio Eloy
15:30 - Primavera - Primavera x Chelsea de Morato
0:00 - A definir - Alagoanos x Moleque Arteiro

Próximos jogos - A definir
0:00 - A definir - Alagoanos x Moleque Arteiro
Leia Mais ►

Copa da Fé de futebol terá reunião com times interessados no dia 11



No próximo dia 11 de fevereiro, ocorrerá uma reunião com os clubes interessados em participar da Copa da Fé de futebol amador. 25 times já receberam convite para a reunião que será no Bolão, às 19h.

Quem tiver interesse deverá durante semana ligar na secretária do Bolão até o dia 8 para poder participar da reunião (telefone 4521-6848). A competição é apenas para times com origem no mundo religioso (para igreja, entidades religiosas, comunidades religiosas).
Na reunião, serão adiantados detalhes como inscrição, prazos, penalidades e fórmula do campeonato e arbitragem. Quem participar da reunião não será considerado ainda um time inscrito - deverá participar de todos os procedimentos para validação da sua inscrição.

A comissão de futebol da Unidade de Gestão de Esporte solicita que apenas os responsáveis de cada equipe participem da reunião. A competição ocorrerá no 1º semestre deste ano.
Leia Mais ►

Com presença do Paulista, arbitral da 4ª divisão será nesta 3ª feira



Com a presença confirmada do Paulista, ocorrerá nesta terça-feira, às 15h, na sede da Federação Paulista de Futebol a reunião com os clubes participantes da 4ª divisão do Paulistão (que teimosamente a FPF insiste em “mentir” ao dizer que é o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, sendo que o torneio é o 4º nível).

Os clubes que não participarem da reunião do conselho técnico (conselho arbitral) estarão automaticamente impedidos de participar da 4ª divisão. Novamente o torneio será sub-23 por parte da Federação Paulista de Futebol. Somente poderão participar atletas nascidos a partir de 1.996. A 4ª divisão do Paulistão vai começar no dia 27 de abril.
Leia Mais ►

Reunião nesta 3ª feira deve fechar técnico na Ponte da Agapeama



Uma reunião na noite desta terça-feira pode definir a negociação e a ida de Mauro Peixoto para o comando da Ponte Preta da Agapeama para a Série A de Jundiaí.

No mundo do futebol amador, todos dão como certa a negociação. Mas as duas partes estão tomando a cautela.

“Tenho uma reunião amanhã (terça) com eles (Ponte). Pode ser (que feche). Não sei te dizer”, se limitou a comentar Mauro Peixoto, que estava no comando do Estrela no ano passado.

“Ainda não. Estamos conversando e até terça a noite a gente terá uma definição”, contou Duda, presidente da Ponte Preta.
Leia Mais ►

Thiago Batista: Sugestões para Série A de Jundiaí e Regional



Neste ano, as duas principais competições de futebol amador na região jundiaiense são sem dúvida a Série A de Jundiaí e o Campeonato Regional. De forma humilde, gostaria de deixar uma sugestão para cada competição para organizadores e times analisarem e quem sabe colocar em prática. 

Sugestão de formato, onde procuro o melhor para a competição, onde haveria prioridade do nível técnico - mas as competições de futebol amador tem que qualificar mais da metade dos times para uma fase para outra, para todas equipes (especialmente jogadores) terem algum tipo de motivação (infelizmente funciona assim, queiram ou não).

Série A de Jundiaí - 20 times
Como o regulamento da competição do ano passado prevê, 20 times disputam a Série A em 2019. Com isso, o formato da competição pode ser melhor em relação a temporada passada a partir da 2ª fase, e deixar todos os clubes em atividade por um bom período, sem ter que ficar disputando amistosos.

1ª fase - 2 grupos de 10 times - Jogos dentro da chave, em turno único. Os 5 primeiros de cada chave avançam para a Série Ouro. Os 5 piores de cada grupo disputam a Série Prata.

2ª fase - Série Ouro - Os 10 times classificados formam um único grupo, com os 10 times se enfrentando em turno único. Para efeito de desempate nesta segunda fase, caso dois times terminem empatados em número de pontos, quem somou mais pontos na 1ª fase levará vantagem sobre o outro. Avançam aos playoffs os seis melhores, sendo que os dois primeiros avançam direto a semifinal e do 3º ao 6º jogam as quartas de final.

Playoffs - Série Ouro - Quartas de final, semifinal e final em jogo único. O time que obteve melhor campanha na 2ª fase joga com a vantagem do empate para se classificar ou ser campeão em caso de ser o jogo final.

2ª fase - Série Prata - Os 10 times classificados formam um único grupo, com os 10 times se enfrentando em turno único. Para efeito de desempate nesta segunda fase, caso dois times terminem empatados em número de pontos, quem somou mais pontos na 1ª fase levará vantagem sobre o outro. Aqui os quatro times de pior campanha seriam rebaixados a Série B, enquanto os quatro melhores disputam o título da Série Prata.

Playoffs - Série Prata - Semifinal e final em jogo único. O time que obteve melhor campanha na 2ª fase joga com a vantagem do empate para se classificar ou ser campeão em caso de ser o jogo final.

Regional - 24 times
Nesta atual administração pública, que assumiu o controle do Campeonato Regional, sempre manteve o número de 24 times na competição. Para o torneio é um bom número. Isto posto, com a competição a cada ano ganhando destaque, com os times se preparando por mais de dois meses - com times que tem atividade o ano todo, o formato do campeonato não pode ficar mais limitado a 2 ou 3 meses de duração. Isto posto, a nossa sugestão é o seguinte:

- 1ª fase - 2 grupos de 12 times - Jogos dentro da chave, em turno único. Os 8 melhores de cada chave avançam aos playoffs

- Playoffs com oitavas de final, quartas de final, semifinal e final em jogo único. O time que obteve melhor colocação que o rival na 1ª fase joga pela vantagem do empate para se classificar de fase ou ser campeão em caso de decisão. Caso os dois times tenham obtido em seus grupos a mesma colocação, a vantagem é para quem somou mais pontos (depois melhor saldo de gols, depois maior quantidade de gols marcados)
- Para os quatro últimos colocados de cada grupo fica a sugestão da Série Prata. Os oito times se enfrentam em quartas de final, semifinal e final sempre em jogo único e o campeão leva um troféu para casa. O time que obteve melhor colocação que o rival na 1ª fase joga pela vantagem do empate para se classificar de fase ou ser campeão em caso de decisão.
Leia Mais ►

Thiago Batista: Sugestão para a 4ª divisão do Paulistão de 2019



Nesta terça-feira ocorrerá o congresso técnico para definir sistema de disputa, quem participará, e como serão divididos regionalmente os grupos da 4ª divisão do Paulistão.

Caso se repita a quantidade de 40 clubes na temporada passada (o que acreditamos deve ocorrer) a gente deixa uma sugestão aos dirigentes da competição para debaterem (e não dizerem amém) na reunião. Este formato pode ser adaptado de acordo com a quantidade de clubes, sem estourar as 30 datas.

1ª fase: Dividir os times em 2 grupos, jogando em turno único (19 rodadas). Os 6 melhores de cada chave avançam para a fase final. O restante disputaria o torneio do rebaixamento, pois na minha visão, já é necessária a Federação criar uma 5ª divisão (deveria limitar esta divisão a no máximo 32 clubes).

Fase final - Briga pelo acesso: Na segunda fase, os 12 classificados se enfrentariam em turno único, e premiar com o acesso os dois primeiros do geral - assim faria os times brigar de verdade por duas vagas, e não por apenas uma, pois quando tem playoff você briga por uma vaga, e não pelas duas (isso podemos explicar em um outro texto, mas é matemático - se você vai ao playoff só tem uma chance, pontos corridos tem duas chances - 1º ou 2º).

Como a gente defende uma criação de uma 5ª divisão, com máximo de 32 clubes na 4ª divisão, os 12 classificados a fase final já teriam vaga assegurada na “Quartona” do ano seguinte. As outras 20 vagas seriam definidas em torneio do rebaixamento. Nossa ideia seria a seguinte.

Torneio do rebaixamento: Os 20 clubes seriam divididos em 2 grupos. Os times jogariam em turno único. Os 5 primeiros de cada chave conquistariam o direito de permanecer na 4ª divisão, os demais teriam que descer de divisão.

Este formato de 40 clubes seriam utilizadas as mesmas 30 datas do ano passado, com os clubes tendo no mínimo 28 semanas com jogos (19 da primeira fase + 9 do torneio do rebaixamento), contra 14 da temporada passada. E quem se classificar teria planejamento para 30 rodadas.

Já que a Federação quer elitizar as 3 principais divisões, e como o estado de São Paulo tem mais de 40 clubes com alguma tradição (se a gente for na teoria esta cidade nunca merece ficar fora da elite, vai dar 40), está na hora da FPF fazer um “peneirão” na 4ª divisão. Pois não dá para Paulista, Marília, Rio Branco, União Barbarense estarem na mesma que um clube como o Atlético de Mogi, que na temporada passada, sem alguma justificativa deu w.o. na rodada final, não tendo compromisso algum com o futebol.
Leia Mais ►