“Gol de churrasco” tira longa invencibilidade do Palmeiras como visitante na Libertadores

30/08/2022 - 23:25

Foram mais de 1.200 dias sem uma derrota na principal competição sul-americana. Só que um dia iria chegar. Mas a derrota veio com um gol extremamente bizarro, que lembra muito gols que são realizados em peladas que tem depois aquele churrasco – famoso gol de churrasco.

___________________

___________________

O Palmeiras perdeu do Athletico-PR por 1 a 0, gol anotado por Alex Santana, na metade do primeiro tempo, e com isso, o Verdão viu uma invencibilidade de 1.246 dias sem perder fora de casa simplesmente acabar.

Eram 20 jogos seguidos do Verdão sem derrota como visitante – com 14 vitórias e 6 empates nesse período. A última vez ocorreu antes da pandemia da covid-19, em 2 de abril de 2019, quando perdeu do San Lorenzo, por 1 a 0, na fase de grupos.

___________________

___________________

Em fase eliminatória, a última derrota do Palmeiras como visitante faz mais tempo ainda: em 24 de outubro de 2018, quando perdeu do Boca Juniors, no jogo de ida das semifinais, por 2 a 0. Essa derrota foi há 1.406 dias. Nessa epóca, Felipão era o comandante do Palmeiras, agora comandando o Furacão.

A vitória faz o time athleticano chegar a 1.133 dias invictos como mandante na Libertadores – última derrota na Arena da Baixada pela competição foi nas oitavas de final de 2019, em 24 de julho, quando perdeu do Boca Juniors por 1 a 0. Agora são dez jogos no período, com sete vitórias e três empates.

Em competições da Conmebol (Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa Sul-Americana), o Furacão, desde 2020, chega a 18 jogos invictos jogando na Arena da Baixada com 14 vitórias e 4 empates. 

___________________

___________________

O Athletico-PR de Felipão teve 30 minutos de muita pressão, e sempre a bola atravessando a área do Palmeiras. Só que das sete finalizações do Furacão no primeiro tempo, apenas uma foi em direção ao gol. Só que foi do gol.

Aos 22 minutos, Khellven cruzou da direita, a zaga do Verdão afastou, mas Vitor Roque conseguiu tocar para Alex Santana, que todo desajeitado na pequena área, conseguiu dominar e chutar para o gol e fazer 1 a 0 para o Athletico.

___________________

___________________

No segundo tempo, o Athetico-PR jogou mais recuado e procurou na maioria das vezes parar o Palmeiras na base da falta. Com isso, a única ameaça real de gol do Verdão era nas jogadas de bola parada, mas quase nenhuma levou perigo.

Nos trinta minutos finais (22 min regulares + 8min de acréscimo, o Athletico-PR jogou com um a menos, já que o meio-campista Hugo Moura foi expulso por segundo amarelo, em falta no meio-campo, quando colocou a mão na bola. Logo em seguida o técnico Felipão, por reclamação, também recebeu o cartão vermelho.

___________________

___________________

Só que o Palmeiras não aproveitou a vantagem numérica e perdeu a primeira batalha das semifinais por 1 a 0.

O jogo da volta entre Palmeiras e Athletico-PR será na próxima terça-feira, 6 de setembro, às 21h30, no Allianz Parque. O Furacão com qualquer empate se classifica. O Verdão somente se classifica nos 90 minutos com vitória por dois ou mais gols de diferença. Êxito palmeirense por um ou mais gols de diferença leva a definição de um dos finalistas para a disputa de pênaltis.

___________________

___________________

Matérias relacionadas