Copa do Brasil de 2024: Confira os clubes das Séries A e B que ainda não tem vaga

13/03/2023 - 02:19

Dos 20 clubes da Série A do Brasileirão e dos 20 clubes da Série B do Brasileirão, 11 times já sabem que pelo seu desempenho nos Estaduais de 2023 não conquistaram vaga na Copa do Brasil de 2024 - no máximo estão em uma chamada lista de espera. Cenário que pode ficar igual para 14 clubes que ainda estão jogando os Estaduais, e estão em fases importantes, mas precisam chegar ainda mais longe, para já pegarem a vaga na Copa do Brasil, sem precisar de Brasileirão, a Copa do Brasil de 2023, ou de competições continentais.

PUBLICIDADE

____________________________________________

Em São Paulo, da Série A, Corinthians e Santos não terminaram entre os cinco primeiros do Paulistão e por enquanto não tem vaga na Copa do Brasil de 2024. 

O São Paulo precisa vencer o Água Santa nesta segunda-feira para garantir a sua vaga na Copa do Brasil do próximo ano – caso contrário também fica sem a vaga neste momento.

Da Série B, por jogarem a Série A2, Ponte Preta e Novorizontino já ficaram sem chance via Estadual. Também não conquistaram vaga o Botafogo de Ribeirão, Mirassol e o Guarani

PUBLICIDADE

____________________________________________

Do Rio de Janeiro, da Série A, o Botafogo precisa ganhar a Taça Rio, competição que define o 5º colocado do Campeonato Carioca, para não ficar inicialmente de fora da Copa do Brasil do ano que vem.

De Minas Gerais, o Tombense precisa ganhar o Troféu Inconfidência, competição que define o 5º colocado do Campeonato Mineiro, para não ficar inicialmente de fora da Copa do Brasil do próximo ano.

PUBLICIDADE

____________________________________________

No Rio Grande do Sul, o Juventude por ficar de fora das semifinais do Gauchão, não conquistou vaga na Copa do Brasil de 2024 até o presente momento.  

Em Santa Catarina, para não ficarem de fora da Copa do Brasil de 2024, Avaí, Chapecoense e Criciúma precisam chegar as semifinais e terminar entre os três primeiros do Estadual.

No Paraná, o Londrina por ter sido eliminado ainda na primeira fase, não tem vaga na Copa do Brasil do próximo ano.

PUBLICIDADE

____________________________________________

No Nordeste, situações complicadas para alguns clubes. Na Bahia, o Vitória ao ficar de fora das semifinais ficou sem a vaga em 2024.

O Sampaio Corrêa torce que o Maranhão Atlético Clube, o MAC, vença o 2º turno do Maranhaense, para assim este ganhar o título geral, e o Sampaio como vice-campeão garantir vaga na Copa do Brasil.

Fortaleza e Ceará precisam chegar à final do Cearense para terem vaga na Copa do Brasil de 2024.

PUBLICIDADE

____________________________________________

No Rio Grande do Norte, o ABC é vice-líder do quadrangular, que define dois finalistas. Se garantir vaga na final do Estadual, leva uma das vagas do estado para Copa do Brasil de 2024.

O CRB por ter vencido o jogo de ida das semifinais do Alagoano neste domingo, somente um desastre o deixa de fora da Copa do Brasil de 2024.

No Centro-Oeste, só um time das duas séries já sabe que não vai a Copa do Brasil via o Estadual. É o Vila Nova ao ficar de fora das semifinais do Goiano, não tem vaga na Copa do Brasil de 2024.

Diferente as situações de Goiás e Atlético-GO, que venceram o jogo de ida das semifinais, fora de casa, e com isso estão próximos de garantir presença na Copa do Brasil de 2024. 

PUBLICIDADE

____________________________________________

Semifinalista do Mato-grossense, o Cuiabá, precisa garantir presença na final, para levar uma das vagas do Estado na Copa do Brasil do próximo ano.

Os clubes que não conquistarem vagas na Copa do Brasil até o fim de abril, podem torcer que seus rivais possam ir longe nos torneios que começam na segunda quinzena de abril, para preencherem as vagas, ou estes irem bem nos torneios que ainda não começaram em 2023, que são – Copa do Brasil (1 vaga), Libertadores (1 vaga), Sul-Americana (1 vaga) e Brasileirão (6 vagas). Para clubes do Centro-Oeste tem ainda a opção da Copa Verde, que ocorre neste momento, e times do Nordeste tem a opção da Copa do Nordeste – entrando ainda diretamente na 3ª fase. 

PUBLICIDADE

____________________________________________

Matérias relacionadas