Paulistão A3 volta adotar formato da pandemia e não terá mais quadrangulares

26/10/2023 - 15:30

As diretrizes do Paulistão A3 2024 foram definidas em reunião do Conselho Técnico na manhã desta quinta-feira no Hotel Intercontinental São Paulo, na capital paulista. Diferente dos dois últimos aos, a competição terá playoffs logo após a primeira fase. Com isso, a competição adota novamente o formato da pandemia e elimina os dois quadrangulares que havia após a fase inicial. O Paulistão A3 será disputado entre janeiro e abril. 

PUBLICIDADE

____________________________________________

As 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase, rebaixando as duas últimas colocadas e classificando as oito melhores passam aos playoffs.

Quartas de final, semifinal e final em melhor de duas partidas. O empate no placar agregado nas fases eliminatórias leva a decisão aos pênaltis. A competição não deverá ter VAR nas fases finais.

Conquistam o acesso os dois primeiros colocados. Pode o terceiro colocado também subir, caso o Bragantino II, esteja entre os finalistas e o Bragantino seja rebaixado da A1 para a A2 do Paulistão. 

Neste caso, por ser uma ‘equipe B’, o Bragantino II ficaria na A3 e a sua vaga passaria para o terceiro colocado – seria o perdedor da semifinal de melhor campanha (soma de pontos entre todas as fases)

PUBLICIDADE

____________________________________________

Por ter 15 partidas na fase inicial, oito clubes jogam oito vezes em casa e outro oito apenas sete.

Os oito times que jogam oito vezes como mandantes são os times que foram semifinalistas e eliminados na 2ª fase da última A3, junto com os dois rebaixados da A2 deste ano. A lista é a seguinte:

- São Caetano (rebaixado)

- Lemense (rebaixado)

- Grêmio Prudente (semifinalista)

- EC São Bernardo (semifinalista)

- Marília (2ª fase)

- Matonense (2ª fase)

- Desportivo Brasil (2ª fase)

- União Suzano (2ª fase)

 

Os oito times que jogam apenas sete vezes em casa, foram eliminados na 1ª fase da A3 deste ano, mas não foram rebaixados e os dois finalistas da última edição da 4ª divisão estadual. A lista pe a seguinte:

- União São João (acesso)

- Catanduva (acesso)

- Bandeirante de Birigui

- Bragantino II

- Rio Preto

- Itapirense

- Votuporanguense

- Sertãozinho

PUBLICIDADE

____________________________________________

Matérias relacionadas