Bragantino não segue clubes paulistas e não declara apoio público a Carneiros Bastos - Esporte Paulista Esporte Paulista: Bragantino não segue clubes paulistas e não declara apoio público a Carneiros Bastos

Bragantino não segue clubes paulistas e não declara apoio público a Carneiros Bastos

30/12/2023 - 04:37

Uma nota publicada no site da Federação Paulista de Futebol na noite desta sexta-feira, confirmou que Reinaldo Carneiro Bastos é candidato a eleição da presidência da CBF, em janeiro. Atual presidente da Federação Paulista de Futebol pode não ter apoio de um dos seus filiados. O Bragantino não assinou a carta e não declarou apoio público a Carneiros Bastos.

12 clubes paulistas terão direito a voto na eleição da CBF em 2024. Onze equipes de São Paulo declararam apoio ao atual presidente da FPF: Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão, Novorizontino, Guarani, Ituano, Mirassol, São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras.

Carneiros Bastos tem apoio de outros 17 clubes de outros estados entre Séries A e B. A lista é a seguinte: Amazonas, América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Juventude, Fortaleza, Fluminense, Goiás, Operário, Sport Recife, Inter e Vila Nova.

Além da entidade que presidente, Carneiro Bastos tem apoio de outras sete federações: Acre, Amapa, Matogrosso, Paraná, Pernambuco, Rondônia e Tocantins.

Na nota, as 8 Federações e 30 clubes disseram o seguinte para apoiar Reinaldo Carneiro Bastos: “Há pelo menos uma década, o Futebol Brasileiro tem sangrado. Afastados ou banidos, nenhum dos cinco últimos presidentes da CBF terminou seu mandato. O futebol sofre, como nunca antes, ingerências externas que tumultuam o já complexo ambiente do esporte, a pretexto de interesses individuais duvidosos (...) stamos convictos de que o Futebol Brasileiro necessita de uma mudança efetiva, com um projeto moderno e ambicioso, e manifestamos, por meio desta carta, apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo”, escreveram na nota conjunta.

Depois do manifesto de oito federações e 30 clubes pela candidatura de Reinaldo Bastos Carneiro, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, o advogado Flávio Zveiter se lançou também à presidência da CBF. Ele é ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e ex-vice presidente da CBF.

Com apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e de muitas outras federações pelo Nordeste, Flávio divide os votos com Reinaldo e vai buscar novos apoios para a eleição. Desde 1989 que não há disputa pelo poder na CBF com dois candidatos. Na ocasião, Ricardo Teixeira venceu Nabi Abi Chedid, que era vice de Giulite Coutinho.

A eleição ainda não tem data marcada, mas está prevista para o mês de janeiro de 2024. Para um postulante formar chapa, é necessário ter apoio de oito federações e cinco clubes.

Postagens relacionadas