A seleção brasileira masculina de futsal, representada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, fez excelente participação na 20ª edição da Winter Deaflympics (Surdolimpíadas de Inverno) que ocorreu em Erzurum, na Turquia, entre os dias 1° e 12 de março. E um jundiaiense teve papel fundamental nessa conquista: Henrique Soares Teixeira, que ajudou os goleiros da seleção a fecharem o gol e conquistar esse importante lugar no pódio. Ele faz parte também da comissão técnica da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí (ACSJ), que no ano passado foi campeão da Copa Brasil.
Em disputa na semana passada, o Brasil bateu a Espanha por 8 a 4 e faturou a inédita medalha de bronze no evento que é considerado um dos mais importantes do calendário do surdodesporto internacional.
Na histórica conquista, o ex-atleta de futsal, o jundiaiense Henrique Soares Teixeira, de 22 amos foi o preparador de goleiros voluntário do selecionado brasileiro durante a competição na Turquia.
Sob seu comando estiveram dois grandes goleiros do Brasil, Mateus Rocha e Marcelo Lins.
“Foi uma conquista histórica. A seleção brasileira nunca tinha conquistado uma medalha. A melhor colocação tinha sido um sexto lugar e fazer parte disso é muito gratificante. Foi um resultado muito comemorado pela comunidade surdo brasileira. Ainda mais que a seleção feminina também foi bem e conquistou a medalha de prata”, explica Henrique, que disputou por dez anos torneios da Federação Paulista também como goleiro.
Na Turquia, ele, aos 22 anos, viveu uma experiência que poucos conquistaram com a disputa desta competição. “Foi muito legal e muito enriquecedor ir para a Turquia. Poder conhecer outra cultura, enfrentar um clima diferente e ter a honra de ajudar a seleção, foi muito bom para mim. Fico feliz com o desempenho dos atletas.”
Henrique começou na seleção ajudando a equipe como voluntário em amistosos e logo foi convidado a fazer parte do selecionado. “Fui participando nos amistosos e fui convidado a ficar de vez. Agradeço a ACSJ (Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí) pela oportunidade”.
Durante o torneio, a seleção masculina, na primeira fase, venceu o Quênia por W.O; a República Tcheca (6 a 4) e empatou com o Japão. Nas quartas de final, eliminou a Tailândia por 6 a 2 e na semifinal foi derrotada pelo Irã por 3 a 0. No masculino, o primeiro lugar ficou com a seleção do Irã e o segundo lugar com a seleção do Japão.
A seleção feminina de futsal na mesma competiçaõ ficou em segundo lugar e conquistou a medalha de prata. Na final, o Brasil perdeu da Espanha, mas antes havia vencido seleções de peso como Japão, Itália e Grã-Bretanha, além da Irlanda.
A Winter Deaflympics é realizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) e reuniu mais de 600 atletas surdos, representantes de 36 países, em Erzurum, na Turquia, entre os dias 2 e 12 de março.