O Campeonato Amador de Jundiaí começa neste domingo com a disputa de dois jogos na chamada rodada de abertura. E dos 14 centros esportivos da Prefeitura que podem receber jogos de futebol, e que podem ser utilizados pela Liga Jundiaiense, apenas um está dentro do chamado ‘Padrão Fifa para Copa do Mundo’.
PUBLICIDADE
Principal casa do futebol amador, o Dal Santo é o único que tem as medidas oficiais jogadas em Copa do Mundo no seu gramado: 105mx68m. Dos demais 13 campos de centros esportivos, apenas um tem comprimento igual ou superior a 100m.
O Aramis Polli está em média próxima ao padrão Copa do Mundo: 100x66m – medida que vem sendo usada na Copa América nos Estados Unidos pela Conmebol. Os demais locais nem o ‘padrão Copa América nos EUA’ estão.
Porém a grande maioria está dentro da regra do jogo oficial do futebol. O Esporte Paulista para chegar a essa conclusão usou a ferramenta ‘medir distância’ disponível no Google Maps que mede de forma precisa o tamanho dos campos. Se o leitor usar essa ferramenta terá a certeza que os gramados do Morumbis e Neo Química Arena tem exatamente 105mx68m, que é a medida que a CBF obriga para jogos de suas competições.
PUBLICIDADE
Campos particulares em Jundiaí apresentam em sua maioria medidas maiores que centros esportivos, especialmente no comprimento. O gramado da Associação Primavera de Esportes tem 100mx72m. O campo do Nacional tem comprimento maior que a maioria dos centros esportivos - 97mx50m – acabam estes superando o comprimento de Pedro Raymundo e Romão de Souza, por exemplo.
Uma partida de futebol, segundo as suas próprias regras devem apresentar as seguintes medidas mínimas: 90mx45m. A medida máxima que um campo de futebol pode ter é 120mx90m. Em competições internacionais, um gramado pode no mínimo ter 100mx64m e o máximo ter110mx75m. Porém segundo as regras do futebol é proibido ter uma medida exatamente quadrada (90mx90m).
Porém o livro de regras do futebol abre exceção nas medidas do gramado para o futebol amador – nesse caso cada Federação Nacional determina as medidas e quase competições amadoras podem usar as medidas menores que a regra do futebol.
PUBLICIDADE
Para a Série A do Amador de Jundiaí, pela tabela entregue da Liga Jundiaiense aos clubes prevê jogos em apenas quatro locais até a rodada programada em 15 de setembro: Dal Santo, Pedro Raymundo, Aramis Polli e Romão de Souza, todos dentro da medida mínima do futebol.
Porém é comum que outros locais possam receber jogos, devido as demandas de eventos que ocorrem na cidade ao longo da temporada.
Neste domingo, dois jogos abrem a competição. Às 9h, ocorre o confronto de campeões da última temporada. Ponte Preta (campeã da Série A) enfrenta o Complexo (vencedor da Série B), às 9h. Depois, tem a partida entre finalistas na última temporada. Sampdoria (finalista da Série A) encara o CAM (finalista da Série B), por volta das 11h.
Campos de centros esportivos dentro da medida mínima da regra do futebol (90mx45m)
Dal Santo: 105x68m (padrão Copa do Mundo)
Aramis Polli: 100mx66m
Romão de Souza: 96mx63m
Pedro Raymundo: 94mx60m
Léo Nogueira: 92mx66m
José de Marchi: 91mx57m
Antônio Marcussi: 90mx62m
Antônio de Lima: 90mx49m
Campos de centros esportivos fora da medida mínima da regra do futebol (90mx45m)
Benedito de Lima: 88mx62m
Nilo Macedo: 88mx60m
Helena Cestari: 88mx60m
Antônio Iacovino: 84mx46m
Francisco Siqueira: 82mx58m
Francisco Gastaldo: 80mx50m