Atual campeã europeia, Itália cai fora já nas 8ªs da Euro e pode se complicar até para 2026

29/06/2024 - 14:53

A dura, mas merecida, derrota para a Suíça por 2 a 0, na tarde deste sábado ainda nas oitavas de final da Eurocopa (que ocorre na Alemanha) pode ser prejudicial para a Itália até mesmo visando voltar a disputar uma Copa do Mundo. Os italianos correm sério risco de não serem cabeças de chave no sorteio das Eliminatórias da Copa na Europa, visando o Mundial de 2026.

PUBLICIDADE

Pelo regulamento, o sorteio que ocorre em dezembro de 2024, serão 12 grupos com 4 ou 5 seleções. Apenas o vencedor de cada grupo nas Eliminatórias se classifica diretamente para a Copa de 2026. Os segundos colocados de cada chave disputam a repescagem, em quatro playoffs (mata-mata) de duas fases e em jogo único.

Com a queda precoce na Eurocopa, a Itália corre risco não ser uma das 12 cabeças de chave. Atualmente, os italianos são 8º entre os integrantes da Uefa, no ranking da Fifa. Mas devem ser ultrapassados por Alemanha (9º) e Suíça (10º). E um desempenho ruim na fase de grupos da Liga das Nações Europeia, agora no 2º semestre, pode fazer a Itália perder posições para Dinamarca (11º), Ucrânia (12º) e Áustria (13º). Com isso, a Itália pode entrar em um ‘grupo da morte’ nas Eliminatórias da Copa de 2026.

PUBLICIDADE

Com gols de Freuler e Vargas – um em cada tempo, a Suíça chega a segunda quartas de final de Euro de forma consecutiva, repetindo assim a sua melhor campanha na história da competição. 

Diferente da Itália que não foi nas duas últimas Copas do Mundo, a Suíça desde 2006 disputa de forma regular o Mundial, disputando as oitavas de final nas três últimas edições. 

Matérias relacionadas