Pela quinta vez em dez disputa por pênaltis na Copa América, a Argentina saiu de campo com a vitória. Desta vez foi pelas quartas de final da edição de 2024, ao superar o Equador por 4 a 2, após 1 a 1 no tempo regulamentar. Porém o placar poderia ter sido diferente, de derrota em 90 minutos, se Enner Valencia não estivesse no modo semifinal de Libertadores e perdesse um gol feito – no caso um pênalti, no segundo tempo.
PUBLICIDADE
O primeiro gol com a camisa da sua seleção por Lisandro Martinez pareceria que iria garantir a Argentina seu quinto 1 a 0 em Copa América nos dez últimos jogos. Porém o gol de Kevin Rodríguez, nos acréscimos, levou a definição da vaga nas penalidades.
Nos pênaltis, Messi tentou cavadinha na 1ª cobrança e mandou na trave. Equador também errou a sua primeira com Angel Mena. E os equatorianos erraram a segunda com Minda. Ambas com defesas de Dibu Martínez. A Argentina converteu todas na sequência e se garantiu na semifinal.
Equador segue sendo uma das duas seleções sul-americanas que nunca conquistaram a Copa América (a outra é a Venezuela).
E é a 12ª Copa América consecutiva que o futebol equatoriano não chega a uma semifinal (última vez foi a edição disputada em casa, em 1993).