O meia-atacante Nenê está na história do futebol brasileiro. O jogador nascido em Jundiaí se tornou nesta quarta-feira o atleta mais velho a marcar um gol na história do Brasileirão. Ele fez o gol do Juventude na derrota para o Internacional por 2 a 1 no Beira-Rio, em jogo atrasado do Brasileirão.
PUBLICIDADE
Nenê fez o gol no último minuto do primeiro tempo, batendo de chapa, após cruzamento preciso de Gabriel Inocêncio.
Titular e camisa 10 do Juventude, Nenê fez o gol e assim aos 43 anos e 26 dias, ele se tornou o jogador mais velho a balançar as redes na história do Brasileirão.
Ele ultrapassou Rogério Ceni, que até então detinha o recorde: 42 anos e 273 dias, quando marcou de pênalti, na vitória do São Paulo sobre o Ceará por 3 a 0, pelo Brasileirão, em 26 de agosto de 2015.
O segundo jogador mais velho a marcar e também superado por Nenê foi Zé Roberto, que fez um gol no Brasileirão aos 42 anos e dois meses, pelo Palmeiras, na vitória do Verdão sobre o Santa Cruz por 3 a 2, em 3 de outubro de 2016.
PUBLICIDADE
Foi o primeiro gol de Nenê na temporada, sendo o primeiro tento dele no Brasileirão desde 2021, quando marcou no 1 a 0 do Fluminense sobre o Santos, em 17 de junho de 2021. Nenê entre o segundo semestre de 2021 e o fim de 2023 jogou a Série B do Brasileirão por Vasco e Juventude.
Nenê joga futebol profissionalmente desde o século passado. Ele estreou com a camisa do Paulista de Jundiaí, que na época chamava Etti Jundiaí, em 2000. No clube de Jundiaí foi campeão paulista da Série A2 e brasileiro da Série C em 2001. Depois jogou em grandes clubes do futebol brasileiro – Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco e Fluminense; e clubes importantes da Europa como Celta de Vigo e PSG.
Com a derrota, o Juventude caiu uma posição, agora é 13º lugar com 26 pontos e está somente quatro pontos longe da zona de rebaixamento no momento (Corinthians é 17º com 21).
PUBLICIDADE
O Internacional subiu três posições, e agora é 12º com 25 pontos, porém tem apenas 18 jogos disputados – maioria dos times tem entre 21 e 22 jogos já concluídos.