Quem vai dar o “Grito de Campeão da Bezinha” nas margens do campo? Final Colorado x Paulista começa sábado

06/09/2024 - 15:28

No feriado de 7 de setembro, a partir das 15h, no estádio Carlos Ferracini, começará o movimento que somente irá terminar nas margens do campo do estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, no próximo dia 14. Quem vai dar o “Grito de Campeão da Bezinha do Paulistão?”. Colorado ou Paulista. Dois clubes separados por 30km de distância entre seus estádios, com histórias muito distintas no futebol. O Colorado busca seu primeiro título na história. O Paulista luta pelo seu 9º título em nível estadual com sua equipe principal. Os dois times na última semana já fizeram um “Grito Importante”: subiram para Série A4 de 2025.

PUBLICIDADE

Em torneios da FPF, o Galo, fundado em 1909, tem 4 títulos da atual Série A2 (1919, 1921, 1968 e 2001), 3 títulos de Copa Paulista (1999, 2010 e 2011) e 1 título da atual Série A4 (2019, quando a competição era ‘Bezinha’). O Tricolor ainda tem duas conquistas nacionais – Série C do Brasileirão em 2001 e a Copa do Brasil em 2005.

O Colorado, fundado 110 anos depois que o Paulista, luta pelo seu primeiro titulo com sua equipe principal na história. Essa é a sua quarta temporada no futebol profissional. Antes da final da ‘Bezinha’ em 2024, o seu melhor resultado era oitavas de final da atual Série A4 em 2021 (na época era ‘Bezinha’).

A diferença entre os dois clubes está mesmo na ‘última divisão’ do futebol paulista, que a Federação Paulista teimosamente chama de ‘Paulista da Segunda Divisão’. 

PUBLICIDADE

No último nível do futebol paulista, o Tricolor de Jundiaí já disputou 112 partidas, com 57 vitórias, 27 empates e 28 derrotas. São 189 gols marcados e apenas 91 gols sofridos. O time de Caieiras na última divisão estadual já disputou 50 partidas, com 18 vitórias, 14 empates e 18 derrotas. São 59 gols marcados e 60 gols sofridos.

Na chamada ‘Segunda Divisão’ do Campeonato Paulista, o Paulista tem 59% de aproveitamento dos pontos disputados, enquanto o Colorado tem aproveitamento de 45% dos pontos disputados. 

Porém quando a bola começar a rolar, os dois times entram em quase igualdade de condições. A única desigualdade, é que o Paulista pode jogar por dois empates ou uma vitória e um empate pela mesma diferença de gols para ser campeão. Do resto, serão 11 jogadores para cada lado, e cada time jogando uma partida da decisão na sua casa, diante da sua torcida. 

PUBLICIDADE

Por conta disso, o treinador Fausto Dias, do Paulista, prega o maior respeito ao adversário, que mesmo sem pouca tradição na história do futebol, dentro de campo, mostrou porque mereceu a vaga na final e o acesso a Série A4 de 2025. Inclusive o treinador lembrou do confronto contra o Colorado, em Caieiras, quando perdeu por 1 a 0, pela primeira fase.

“Jogo dificílimo! O Colorado é uma equipe que compete muito, que briga por todas as bolas e é muito leve. Eles são muito reativos, jogam com muita bola longa, e pressionam a zona da bola. Tem um fator campo que atrapalha um pouquinho, pois o campo de Caieiras deixa a bola muito viva, além da grama rala e muito seco. Mas é o que nós já passamos lá na primeira fase, e falando desde então, que vimos a força da nossa chave, quando odas as equipes que passaram da primeira para segunda fase no nosso grupo, chegaram ao mata-mata e os dois finalistas eram exatamente desta chave. Agora fizemos uma grande semana (de treinos), e concentrados para fazer um bom jogo lá, mesmo com todas essas dificuldades, acreditando que nós temos capacidade para realizar um grande jogo lá”.

Já o treinador do Colorado, Wagner Souza, o Wagnão, citou que o Paulista é um clube de muito história no futebol. “Serão dois jogos decisivos. Do outro lado existe um time grande, que já foi campeão, já conquistou acessos e já foi campeão da Copa do Brasil mas nós vamos para a luta, vamos com força e determinação para quem sabe fazer a nossa história”, disse ao site da Federação Paulista de Futebol.



Suspensos

Colorado: Tari (A) – expulso no 2º jogo da semifinal

Paulista: Ninguém está suspenso


Pendurados com 2 amarelos

Colorado: Rayan (V) e Lobato (A)

Paulista: Lucas Gomes (G), Marolla (L), Miguel Elias (V), Léo Souza (M) e Christopher (A)

Matérias relacionadas