O Corinthians fazia uma boa partida ofensivamente até a metade do primeiro tempo. Até aparecer um ‘bruxo’. Bruxo Quintero! Usando uma camisa do Racing, com a número 8, foi responsável por fazer uma feitiçaria enorme no Corinthians: eliminar o time da Copa Sul-Americana de 2024, da Libertadores de 2025 e também da Copa do Brasil de 2025. Racing venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada, com dois gols do colombiano, que tiram o Timão do sonho de ser campeão.
PUBLICIDADE
A queda na semifinal da Copa Sul-Americana é trágica para o Corinthians na temporada, mas especialmente no próximo ano. Ao não ir a final da Copa Sul-Americana, o Corinthians chegará ao seu quinto ano seguido sem conquistas – seu último titulo foi em 2019, no Paulistão. É o maior jejum do clube no século.
Porém para 2025, as ausências serão ainda mais fortes: clube não tem mais chances de disputar a próxima edição da Copa Libertadores, ficando fora da principal competição do continente pelo segundo ano seguido.
PUBLICIDADE
E sem a vaga na Libertadores via Sul-Americana, o Corinthians oficialmente está fora da Copa do Brasil por critérios técnicos. O clube não pegará uma vaga via Brasileirão, e nem pelo Estadual – dois torneios que disputou para não ser rebaixado na temporada.
Última vez que o Corinthians não disputou a Copa do Brasil por critérios técnicos foi em 1993, quando não ficou com uma das duas vagas de São Paulo na época. Desde então apenas ficou de fora da Copa do Brasil, por estar participando no mesmo ano da Libertadores (entre 2000 e 2012, a CBF impedia times da Libertadores na competição nacional).
A eliminação na Copa Sul-Americana mostra o desastre do primeiro ano de Augusto Melo como presidente do Corinthians. Que pode piorar com uma derrota, em casa, para o Palmeiras, na segunda-feira e uma volta a zona de rebaixamento do Brasileirão.