No conselho arbitral que ocorreu em novembro, a FPF soltou aos clubes do Paulistão, que todos os clubes que participaram da edição de 2024 obtiveram mais receitas financeiras com o Estadual do que Copa do Brasil ou torneios da Conmebol no mesmo período. Porém isso é uma ‘fake-news’ pura, a popular mentira. Isso por conta da própria incompetência dos clubes paulistas.
PUBLICIDADE
Os clubes paulistas ganharam mais com a disputa do Paulistão, do que as outras competições ‘mata-mata’ do calendário nacional, em virtude de serem eliminados muito cedo dos torneios.
Do interior de São Paulo, nenhum clube chegou as oitavas de final da Copa do Brasil. O Bragantino sofreu quedas precoces na fase preliminar da Libertadores, oitavas da Sul-Americana e Copa do Brasil.
O Santos não jogou ‘Copas’, por ter sido rebaixado no ano anterior a Série B.
Os outros três grandes, o Palmeiras caiu nas oitavas de Libertadores e Copa do Brasil, o São Paulo nas quartas de final de Copa do Brasil e Libertadores e o Corinthians foi semifinalista de Sul-Americana e Copa do Brasil.
PUBLICIDADE
Resumindo: nenhum clube paulista chegou as semifinais da Libertadores, e as finais da ‘Sula’ e Copa do Brasil. Por isso, a ‘fake-news'.
% das receitas dos clubes paulistas em 2024 em competições com ‘mata-mata’
- Água Santa – 71% Paulistão / 29% Copa do Brasil
- Botafogo – 77% Paulistão / 23% Copa do Brasil
- Corinthians – 48% Paulistão / 28% Copa do Brasil / 24% Sul-americana
- Palmeiras – 57% Paulistão / 7% Copa do Brasil / 35% Libertadores
- Bragantino – 36% Paulistão / 15% Copa do Brasil / 16% Libertadores / 33% Sul-Americana
- São Bernardo – 83% Paulistão / 17% Copa do Brasil
- São Paulo – 46% Paulistão / 12% Copa do Brasil / 42% Libertadores
- Santos, Guarani, Inter de Limeira, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Portuguesa – 100% Paulistão