O Palmeiras é o campeão do Paulistão Feminino de 2024. Na tarde desta quarta-feira, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, a equipe recebeu o Corinthians pelo segundo e decisivo jogo da final estadual e superou o rival nos pênaltis, por 2 a 0, após vencer no tempo regulamentar, por 2 a 1. Com isso, o alviverde fatura a ‘dobradinha’ do Paulistão, ao vencer a competição nas categorias masculina e feminina.
PUBLICIDADE
Com o resultado, o Palmeiras conquista seu terceiro campeonato estadual da categoria e ainda quebra uma hegemonia do rival no Paulistão Feminino. Tetracampeão paulista, o Corinthians havia conquistado a última edição e venceu três títulos na atual temporada (Brasileirão, Supercopa e Libertadores).
Pela segunda vez na história, o Palmeiras leva o Paulistão tanto no masculino, como no feminino, repetindo feito realizado em 2022.
A primeira etapa em Campinas foi completamente dominada pelo Palmeiras. Logo no primeiro minuto, Laís Estevam recebeu em velocidade na esquerda e chutou cruzado, rente à trave de Lelê.
A pressão inicial surtiu efeito aos 12. Brena avançou pelo meio e tocou para Amanda Gutierres, que invadiu a área e bateu firme, no alto, abrindo o placar para as mandantes.
PUBLICIDADE
Aos 33, o Palmeiras voltou a balançar as redes com Brena, de fora da área, mas o VAR identificou um toque de mão de Dudinha no início do lance e anulou a emoção. Entretanto, logo depois, cobrança de falta na área e Amanda Gutierres escorou para Dudinha, que acertou um belo chute de primeira e ampliou a vantagem do Palmeiras aos 41.
Na volta para o segundo tempo, entretanto, o cenário mudou. Logo no primeiro minuto, Paulinha cruzou na medida para Yaya, que em seu primeiro toque na bola na partida, mandou de cabeça para o fundo do gol e deixou tudo igual no agregado.
PUBLICIDADE
Após o gol, o Corinthians tentou voltar a pressionar, mas parou em uma defesa muito bem postada do Palmeiras, que passou a administrar o resultado. A definição do campeão então foi para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, Duda Sampaio abriu as cobranças para o Corinthians e parou em Tapia. Porém, na sequência, Amanda Gutierres acertou a trave e a decisão seguiu sem vantagem. Na segunda cobrança do Corinthians, Eudimilla também acertou a trave, e deu a oportunidade para o Palmeiras, enfim, largar na frente. Fê Palermo foi para a batida e não desperdiçou, colocando as mandantes na frente.
O cenário ficou ainda melhor quando na terceira cobrança do Corinthians, Millene parou em Tapia. Ingryd acertou mais uma para o Palmeiras antes de Tapia brilhar pela terceira vez ao defender a cobrança de Carol Nogueira, dando o título estadual para o time alviverde.