Opinião: O nível de arbitragem do Paulistão A4 é horrível. E a FPF não está nem aí... - Esporte Paulista Esporte Paulista: Opinião: O nível de arbitragem do Paulistão A4 é horrível. E a FPF não está nem aí...

17/02/2025 - 13:32

Opinião: O nível de arbitragem do Paulistão A4 é horrível. E a FPF não está nem aí...

É um fato. Não é achismo. Basta assistir os jogos para constatar que o nível de arbitragem da Série A4 do Paulistão não é bom. Está horrível. Pior ainda é a Federação Paulista de Futebol, que não está nem aí com nível de arbitragem da competição. 

PUBLICIDADE

Enviamos na manhã de segunda-feira, um e-mail a equipe de Relacionamento de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, para saber a avaliação da entidade, sobre lances polêmicos de cinco jogos do Paulistão A4.

Os lances que questionamos foram os seguintes:

Rodada 1 – União Barbarense 1x2 Nacional – Lances questionáveis: Penalidade marcada em favor do Nacional no minuto 60 do jogo + Penalidade marcada em favor do Nacional no minuto 76 do jogo

Rodada 3 – Jabaquara 1x2 União Barbarense – Lance questionável: Gol do União Barbarense no minuto 49

Rodada 4 – Barretos 1x3 Taquaritinga - Lance questionável: Gol do Taquaritinga no minuto 84 do jogo

Rodada 6 – Jabaquara 0x1 Paulista – Lances questionáveis: Penalidade marcada para o Paulista no minuto 46 da partida + Lance na área de defesa do Jabaquara no minuto 75, quando ocorre um choque dentro da área

PUBLICIDADE

Rodada 7 – Paulista 1x3 União Barbarense -  Lances questionáveis: Cartão amarelo para o número 4 do União Barbarense no minuto 12 do jogo + Cartão amarelo para o número 19 do Paulista no minuto 14 do jogo + Cartão amarelo para o número 8 do União Barbarense no minuto 15 do jogo + Falta aplicada em favor do União Barbarense no minuto 28 do jogo + Gol do União Barbarense no minuto 29 do jogo + Gol do União Barbarense no minuto 58 do jogo (origem da jogada) + Lance na área de defesa do União Barbarense no minuto 79 do jogo


No e-mail enviado a Federação, acabamos esquecendo, porém colocamos no vídeo deste texto, um lance de cartão amarelo recebido por um jogador do Paulista na partida contra o São Caetano.

A resposta da Federação, no fim da manhã de segunda-feira, com todo respeito, que merece, é vergonhosa na minha opinião. Foi um verdadeiro ‘Rolando Lero’ na resposta. 

Até acredito que o saudoso Rogério Cardoso voltou a Terra nesta segunda-feira, foi até a sede da Federação, incorporou o Rolando Lero da Escolinha do Professor Raymundo, para escrever a resposta a nossa mensagem.

PUBLICIDADE

A resposta da entidade, que se diz 'Fanática por Futebol' foi a seguinte:

“Agradecemos por entrar em contato e nos enviar os dados referentes às partidas mencionadas. Gostaríamos de esclarecer como funciona o processo de avaliação dos árbitros em nossas competições. Para cada partida, designamos um responsável que realiza uma análise detalhada do desempenho da equipe de arbitragem, avaliando cuidadosamente a atuação de cada um dos quatro árbitros em campo.

Nosso papel consiste em oficializar as respostas às reclamações dos filiados, seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos. Para que possamos processar suas observações sobre a arbitragem, é necessário que os presidentes dos clubes envolvidos enviem suas críticas formalmente. Assim, caso os líderes das equipes Barretos, Jabaquara, Paulista, Nacional, União e Taquaritinga queiram questionar as decisões de arbitragem das partidas, pedimos que apresentem suas notificações conforme os regulamentos.

Elaboramos nossa resposta com base nas regras do jogo, utilizando imagens das transmissões e informações do analista responsável. Esta resposta é enviada diretamente ao presidente do clube solicitante, com cópia para a comissão de arbitragem, que conta com um departamento de desenvolvimento encarregado de implementar ações corretivas e de aprimoramento quando necessário.

Já reservamos os vídeos dos incidentes mencionados para uma análise completa e precisa.

Estamos à disposição para receber manifestações formais dos clubes e abertos a quaisquer informações adicionais que você queira nos passar. É importante lembrar que, assim como jogadores, os árbitros podem tanto acertar quanto errar. Reconhecendo essa realidade, a FIFA introduziu o árbitro de vídeo (VAR) para ajudar nas decisões mais justas e precisas e, não temos dúvidas, que num futuro não muito distante a tendência é chegar em todas as competições”.

Escreveram linhas, linhas e linhas para simplesmente dizerem: somente iremos te responder, caso os presidentes dos clubes realizem queixas formais. 

PUBLICIDADE

Isso que o site da entidade, no campo arbitragem, tem um item chamado Relacionamento. E escrevem o seguinte: “Em caso de reclamações ou denúncias, o setor de Relacionamento de Arbitragem será responsável pela emissão de parecer fundamentado, após a análise dos materiais ou argumentos recebidos, alinhando os entendimentos com a Comissão de Arbitragem, com vistas à constante evolução e aprimoramento dos árbitros do Futebol Paulista”.

Pois bem parecer fundamentado não teve. Pois não estão nem aí na Série A4. Um campeonato que pode ter jogo com condições inaceitáveis para a prática do futebol, como jogos ocorrendo sob sensação térmica de 41ºC. 

Porém como se observa nos lances acima, a falta de critério nos jogos é assustadora. Lances muito parecidos, com aplicações diferentes. 

Erros grosseiros sendo aplicados. Impedimento fácil de marcar, e deixam passar, chute de atleta no peito do rival e não é mostrado cartão vermelho, ajeitada da bola no braço e na mão e lance segue e sai gol, empurrão sobre adversário para trombar com goleiro rival e sai gol e assim vamos. 

PUBLICIDADE

E especialmente, quando se assiste aos jogos dos estádios: excesso de cartões amarelos e rigor. O último jogo que assisti o árbitro estava dando amarelo para quem o desejasse no começo ‘Bom dia ou Boa tarde’.

Em sete rodadas da Série A4 do Paulistão é muito erro.

Porém o que interessa a Federação Paulista não é o fomento do futebol. Não é melhor a qualidade da arbitragem.

O que interessa é a FPF é o poder. E apenas o poder. O futebol é apenas o quinto plano.  


Thiago Batista é jornalista e editor-chefe do Esporte Paulista

Trabalha desde 2006 com jornalismo esportivo. Possui passagens no Lance (Caderno do Interior – cobrindo o Paulista), Agência Bom Dia, Jornal da Cidade, Jornal de Jundiaí, Rádio Cidade Jundiaí, Rádio Difusora Jundiaí, TV Japi e TVE Jundiaí.  Desde 2009 mantém um site esportivo na internet – primeiro como Esporte Jundiaí e desde 2021 como Esporte Paulista 

Postagens relacionadas