O meia-atacante Thomas Lamin, do Paulista, sofreu grave lesão na partida contra o Jabaquara, e está fora do restante de toda a temporada. É o segundo jogador do Paulista que o time perde por grave lesão, em menos de 12 meses.
PUBLICIDADE
Lamin rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito. Ele também teve o menisco rompido no lance. Por conta disso ele terá que passar por intervenção cirúrgica.
O jogador se lesionou em lance na segunda etapa da partida contra o Jabaquara pela sexta rodada da Série A4 do Campeonato Paulista, ontem, em Santos.
“O Thomaz (Lamin) ele acabou, no momento do jogo ali, ele foi fazer o giro, pelo que a gente viu, o pé dele ficou preso, a perna direita ficou presa no chão, e no momento do giro ali, ele teve um entorse na perna que estava presa no chão, no lado direito, e provavelmente esse foi o mecanismo da lesão”, descreveu Rodrigo Malpaga, diretor médico do Paulista.
PUBLICIDADE
Segundo o departamento médico do Paulista, o atleta deve ficar disponível para treinos em 9 meses.
“Na ressonância acabou confirmando mesmo uma lesão ali intersticial do ligamento cruzado anterior, que acaba sendo assim, uma lesão de caráter um pouco mais importante, associado com ruptura do menisco medial e também uma lesão do músculo poplítico. (...) Então, provavelmente até pro final da temporada ele não jogaria mais. Tá sendo medicado e é uma lesão que precisa ser tratada com cuidado, mas não impede, assim, o atleta de voltar, né? A gente já teve casos aí como o Wendell aí que está em retorno, mesmo outros jogadores até que o Paulista contratou esse ano como o Mariano e também passaram por procedimentos. Parecidos, então é uma lesão comum no esporte, mas que não impede o atleta de voltar”, finalizou o médico do clube.
PUBLICIDADE
No ano passado, em junho, o Paulista perdeu durante a ‘Bezinha’, o volante Wendel, que sofreu grave lesão no joelho, durante um treinamento.
Na época, o jogador também rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. No momento, ele está em fase final de recuperação. Expectativa é que ele possa voltar aos gramados na Copa Paulista.
Agora em lesões como Lamin sofreu, existe um novo entendimento médico, que o prazo para o atleta voltar a jogar é de 12 meses (1 ano), pois precisa fortalecer toda a estrutura do seu corpo. Alguns atletas retornaram antes, como foi Mariano, atacnte do Galo, que voltou a jogar em 9 meses.
Porém tem casaos que foram um ano de recuperação - caso de Neymar, que sentiu o joelho depois na derrota por 2 a 0 da seleção brasileira para o Uruguai, em outubro de 2023.
Ele teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que precisou de cirurgia e o afastou dos gramados por exatos 12 meses depois.
Na parte final da recuperação, o jogador fez atividades leves com bola.
