Quando Joseense x Paulista entrarem em campo neste sábado, em Taubaté, às 15h, pela segunda e decisiva partida das quartas de final do Paulistão A4, tabus estarão em jogo e um deles será quebrado. O do Paulista, que deseja ‘virar’ um confronto eliminatório após 14 anos, ou do Joseense que deseja vencer sua 1ª série de playoff.
PUBLICIDADE
Por ter melhor campanha na primeira fase, e por conta do empate em Jundiaí por 2 a 2, o Joseense com novo empate se classifica as quartas de final.
Por conta disso, o Paulista entra no segundo jogo da série como ‘eliminado’. Ou seja, é obrigado a vencer o jogo, por qualquer placar, para se classificar.
A última vez que o Galo vencer o segundo jogo de um ‘mata-mata’ e era o único resultado que lhe classificava ocorreu em 2011. Na 1ª fase da Copa do Brasil, o Paulista perdeu o primeiro jogo, em Porto Alegre, por 1 a 0.
No jogo da volta, em Jundiaí, o Paulista tratou de liquidar a situação em 25min de jogo – 3 a 0, com gols de Hernane Brocador, Henrique (zagueiro) e Diego Barboza – e classificação garantida para a próxima fase ao Tricolor.
PUBLICIDADE
Última virada fora de casa do Paulista ocorreu um ano antes, em 2010. Nas semifinais da Copa Paulista, o Tricolor perdeu o jogo de ida, em casa, por 3 a 2. Na partida de volta, com dois gols de Hernane Brocador e um de Michel (atacante), o Paulista fez 3 a 0, e se classificou a final, para depois se tornar campeão.
Nos últimos treze anos, o Paulista jogou oito confrontos eliminatórios e apenas em dois era obrigado a virar no jogo da volta – e falhou – contra o Goiás, na 1ª fase da Copa do Brasil de 2012 e contra o Grêmio Prudente, em 2021, pela atual Série A4. Nos outros seis confrontos, o Paulista sempre saiu do primeiro jogo com a vantagem de empatar em casa que venceria a série.
Já o Joseense busca vencer seu primeiro confronto eliminatório na história. O clube jamais disputou esse tipo de jogo em sua história.
PUBLICIDADE
Em suas participações nas Séries A3, A4 e Bezinha do Paulistão e Copa Paulista, o time sempre disputou fases de pontos corridos – seja todos contra todos ou grupos de 4 até 10 times.
O confronto contra o Paulista é o primeiro ‘mata-mata’ da história da agremiação, que joga no futebol profissional desde 2004.
O time de São José dos Campos o mais perto que chegou de um ‘mata-mata’ foi em 2012, quando disputou quatro fases de grupos na hoje equivalente Série A4.
O time ficou em segundo lugar o grupo 19 da 4ª fase e conquistou o acesso a Série A3, mas ficou de fora da final – perdeu a final para o São Vicente.
Em 2023, na também equivalente atual Série A4, o Joseense caiu na 3ª fase de grupos, ao ficar em último no grupo 13, perdendo a chance de ir para as quartas de final – as vagas da chave ficaram com União São João (que foi o campeão da divisão) e o Nacional.
PUBLICIDADE
Os outros três semifinalistas também surgirão neste fim de semana, pois a rodada de volta tem outros dois jogos neste sábado, às 15h: Taquaritinga x Araçatuba (1 a 0 na ida) e São Caetano x Nacional de São Paulo (0 a 3 na ida). No domingo, às 10h, tem União Barbarense x Colorado de Caieiras (1 a 0 na ida).
Os resultados deste sábado também atualizarão a classificação geral que definirá os dois confrontos das semifinais (1ª melhor campanha x 4ª e 2ª x 3ª.).
No momento, a pontuação dos oito times está assim: 1º – Barbarense (35 pontos); 2º – Taquaritinga (30); 3º – Nacional (28); 4º – Joseense e Paulista (27); 6º – São Caetano (26) e 7º – Araçatuba e Colorado (24).
JOSEENSE x PAULISTA
» Quartas de final da Série A4 do Paulistão
» Agregado começa 2x2
» Empate no agregado classifica o Joseense por ter melhor campanha na 1ª fase
» Estádio Joaquinzão – Sábado – 15h
» Transmissão: Youtube – Paulistão
JOSEENSE » 5-3-2 » Luan; Lucas Lmia, Jorge, Julio Tognella, Claiver e Kevin; Claiver, Bruno Luka, Diogo e Lucas Perninha; Yhago e Emanuel » Técnico: Augusto Ambrogi
PAULISTA » 4-3-3 » Lucas Gomes; Marolla, Fernando Dias, Zé Mendes e Marcos Vinícius; Lucas Silva e Chorão e Choco; Arílton Júnior, Christopher e Vitor Hugo » Técnico: Fausto Dias
ARBITRAGEM » Árbitro: Rafael Gomes Félix da Silva » Assistentes: Osvaldo Apipe de Medeiros Filho e Ademilson Lopes da Silva Filho