Treinador do Time Jundiaí lamenta perder 5 atletas durante o Estadual sub-18

11/08/2025 - 13:53
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

Leonel Menezes está a cada partida precisando remontar a sua equipe no Estadual de basquete masculino sub-18. As últimas baixas do elenco do Time Jundiaí foram Moroni e Matheus, colecionando assim cinco jogadores que ele perdeu durante a competição até o momento. Após a derrota para Pinda por 64 a 51, no sábado, o treinador de Jundiaí desabafou a imprensa no Ovídeo Bueno.

PUBLICIDADE

“É um trabalho recente de volta da base nossa para a Federação. Infelizmente, a gente iniciou o campeonato com a parceria da Prefeitura, com o projeto de Lei de Incentivo, junto com a Associação Aquática Jundiaiense - Projeto JundiBasket. E captou um valor, só que esse valor teve que ter uma readequação e está parado no Governo Federal. Então, com isso, a gente perdeu a bolsa atleta que os meninos iam ganhar e isso pesou. Além de não conseguir trazer alguns reforços, a gente não está conseguindo manter os nossos meninos jogando”, comentou Leonel.

“Alguns (atletas) necessitam de passagem de ônibus de cidades vizinhas, como Itupeva, Itatiba, Campo Limpo, que o projeto contemplaria isso. E alguns acabam parando por causa da necessidade de ajudar em casa. (9:15) E aí, sem a bolsa, o menino acaba tendo que optar para trabalhar e ajudar a família. E isso tem pesado bastante e nós não temos o que fazer. Agora, acredito que nem saia mais, porque já estamos acabando o ano praticamente. Acabando em meados de agosto”, completou.

O treinador disse que a partir de agora, meninos mais jovens devem ganhar mais minutos em quadra. “Agora a gente termina o ano com os meninos e dando bagagem para esses meninos mais novos. Que eu acredito que a gente manter esse trabalho para o ano que vem”, finalizou.

Após o jogo deste sábado, Matheus não defende mais a camisa do Time Jundiaí, já que ele retorna para os Estados Unidos.

Porém já no jogo contra Pinda, Leonel lamentou a perda de Moroni, que parou de jogar basquete, para ajudar a sua família. O jogador era o terceiro cestinha do time no Estadual sub-18 (8,25pts em média) e principal reboteiro do time (8,33 rebotes por jogo).

“O Moroni acabou parando aí, opção da família para ajudar a trabalhar. Perdemos um jogador que era um menino que faz uns 4, 5 anos treinando com a gente, desde as escolinhas. Veio subindo aí, sub-13, sub-14, sub-15, sub-16. E agora no sub-18, acaba parando para trabalhar. Então, realmente é difícil.

A gente não consegue reforçar a equipe e não consegue manter os jogadores que a gente está formando. Então, a gente precisa realmente que isso avance, porque senão fica difícil. Aí fica complicado jogar um campeonato estadual dessa maneira”, disse Leonel.

Durante o campeonato, Leonel perdeu outros três atletas: Francisco Zorzi (médias de 5,75pts e 7 rebotes), Gabriel Martinago (média de 13min em quadra quando esteve no elenco) e Vinícius Lopes (média de 8.82pts - vice-cestinha do time).

Com duas vitórias em 20 jogos, o time já sabe que estará no grupo B ou C na segunda fase, onde terá apenas duas vagas na chave para estar nos playoffs do Estadual. Ainda tem mais quatro jogos por disputar nesta 1ª fase, sendo três fora de casa: quarta, encara o São Paulo, ás 17h, no Morumbis; no da 20 enfrenta o Clube de Campo de Tatuí, às 16h; e no dia 31, encara Araraquara, ás 15h. Em casa, terá apenas mais um jogo: dia 22, contra Santo André, às 18h.

Matérias relacionadas