O árbitro Rodrigo Gomes Paes Domingues e o auxiliar Alex Alexandrino foram suspensos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo em virtude da atuação desastrosa de ambos na partida União São João 3x0 Noroeste, pelas oitavas de final da Copa Paulista. A dupla somente pode voltar a apitar jogos na Federação Paulista e de ligas amadoras filiadas a FPF a partir de novembro.
PUBLICIDADE
Rodrigo Gomes Paes Domingues e Alex Alexandrino foram suspensos por 45 dias cada um, em julgamento realizado pela 2ª Comissão Disciplinar do TJD na terça-feira.
Eles foram suspensos com base nos artigos 260 e 261-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) - deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas à sua função. A punição mínima era de 30 dias e a máxima poderia ser de 180 dias.
Rodrigo e Alex ficaram marcados pela atuação ruim de ambos noduelo de volta das oitavas de final da Copa Paulista entre União São João e Noroeste no Hermínio Ometto, em Araras. O jogou ficou parado por 48 minutos no primeiro tempo após um pênalti ter sido marcado para o União aos 14 minutos, com expulsão do goleiro do Noroeste. No entanto, os lances chegaram a ser anulados após conversas entre o árbitro Rodrigo Gomes Paes Domingues e o assistente Alex Alexandrino, que voltaram atrás mais uma vez e mantiveram a decisão inicial. O jogo começou às 19h e o primeiro tempo, para se ter uma ideia, acabou às 20h40.
Em nota logo após a partida, a Federação Paulista de Futebol (FPF) informou que o quarteto que trabalhou no jogo foi afastado das atividades. A entidade também se desculpou pelo ocorrido.
Jose Lucas Candido de Souza, outro assistente na partida e Fernando Bartz Guedes, quarto árbitro, não foram julgados pelo TJD e agora estão liberados para atuar.
Com a suspensão Rodrigo Gomes Paes Domingues e Alex Alexandrino não podem apitar ou atuar jogos de eventos da Federação Paulista e sequer de Ligas filiadas a Federação. No ano passado, Rodrigo Paes apitou a final do Campeonato Amador de Jundiaí, que terminou com título do Jamaica nos pênaltis. Com a suspensão, Rodrigo não pode apitar no período jogos da Liga Jundiaiense, por estar ser filiada à Federação.
Com a suspensão, Rodrigo Gomes e Alex Alexandrino somente pode voltar a atuar em eventos relativos a Federação Paulista a partir da segunda semana de novembro – momento que torneios profissionais masculinos já estarão encerrados, sobrando apenas jogos de base, o Amador do Estado e o Paulistão feminino (onde a entidade escala de preferência mulheres).