FPF ‘copia’ futsal e Copa Paulista terá VAR diferente nas semifinais

15/09/2025 - 13:17
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

A Federação Paulista de Futebol estreará nas semifinais da Copa Paulista uma ferramenta de arbitragem inédita no Brasil: o Football Video Support (FVS), ou Vídeo Suporte ao Futebol. O modelo é bastante semelhante ao que ocorre no futsal.

PUBLICIDADE

O "Desafio de Vídeo" funciona de forma diferente do VAR tradicional. Em vez de árbitros de vídeo monitorando todas as jogadas, caberá ao treinador de cada time solicitar revisões quando acreditarem que houve erro claro em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou um caso de cartão aplicado ao jogador errado.

Para isso, ele faz o gesto girando o dedo no ar e entrega ao quarto árbitro um cartão de solicitação de desafio. A partir deste gesto, o árbitro principal vai até a área de revisão, na beira do gramado, para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay.

Assim como no VAR, caberá ao árbitro de campo manter ou alterar a decisão. 

Cada time tem direito a duas solicitações por partida, e, se estiver certo na revisão, não perde o pedido utilizado.

Diferentemente do sistema tradicional de VAR, não há árbitros de vídeo. A ferramenta consiste em uma cabine na beira do gramado e um operador de replay. Os únicos lances que são revisados automaticamente pelo quarto árbitro, sem a necessidade de pedido dos treinadores, são os gols ou as cobranças das eventuais disputas por pênaltis para definir o vencedor.

"Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial”, diz o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.

A introdução do Football Video Support faz parte da estratégia global da FIFA de ampliar o acesso a tecnologias de arbitragem de vídeo, especialmente em competições com menos recursos financeiros e estruturais.

No futsal, o Vídeo Suporte funciona da seguinte maneira: a arbitragem pode rever lances em vídeo para corrigir erros claros em situações de gols, pênaltis, tiro livre direto (a partir da 6ª falta do adversário por tempo) cartões vermelhos diretos e identificação de jogadores. 

Cada equipe tem direito a um pedido de revisão por tempo de jogo (1º e 2º tempos). Se o pedido for procedente e a arbitragem mudar a decisão após a revisão, o time mantém o direito de pedir novamente.

Se o pedido não resultar em mudança de decisão, a equipe perde o direito de solicitar nova revisão naquele tempo de jogo. A arbitragem também pode iniciar uma revisão de ofício, sem necessidade de pedido de algum time, caso detecte erro claro.


SEMIFINAIS DA COPA PAULISTA

Jogos de ida

19/set - sexta, 20h - Comercial x XV de Piracicaba - Ulisses TV

20/set - sábado, 17h - Grêmio Prudente x Primavera - YouTube Paulistão


Jogos de volta

27/set - sábado, 18h - XV de Piracicaba x Comercial - Ulisses TV

28/set - domingo, 15h - Primavera x Grêmio Prudente - YouTube Paulistão

Matérias relacionadas