A CBF anunciou nesta quarta-feira, em evento no Rio de Janeiro, o calendário do futebol brasileiro a partir de 2026, e a estrutura das suas competições. Foram confirmadas o aumento de times na Copa do Brasil e nas Séries C e D do Brasileirão. O calendário vale para o ciclo 2026-2029.
PUBLICIDADE
A estrutura e calendário do futebol brasileiro ficaram da seguinte maneira:
- Estaduais: de 16 agora terão 11 datas para competições que tem times nas Séries A e B do Brasileirão (5 datas a menos em relação 2025). Ocorrem entre 11 de janeiro e 8 de março.
- Copa do Brasil: Passa de 96 para 126 times, a partir de 2026. Competição agora terá oito fases. Estaduais com distribuição de mais 22 vagas a partir de 2027. Às 4 primeiras fases serão sem times da Série A e em jogo único. Times da elite do Brasileirão entram na 5ª fase (16ªs de final), que será jogada em partida de ida e volta, como também às oitavas, quartas e semifinais. Decisão em jogo único. Começa em 18 de fevereiro e termina em 6 de dezembro.
- Brasileirão – Série A: Mantido formado de pontos corridos, e turno e returno entre 20 times. Competição, porém, começa agora em 28 de janeiro e termina em 2 de dezembro.
- Brasileirão – Série B: Mantido formado de pontos corridos, e turno e returno entre 20 times. Competição será de 21 de março (uma semana após o fim dos Estaduais) até 28 de novembro.
- Brasileirão – Série C: Mantido 20 times em 2026 e o atual formato entre 5 de abril até 25 de outubro. A partir do ano seguinte terá aumento gradual em duas temporadas: 24 times em 2027 e 2028 chegará a 28 times – com 2 grupos de 14 times. A partir de 2028 serão rebaixados 6 clubes. Campeão da Série C entra na 3ª fase a partir de 2027.
- Brasileirão – Série D: Salta de 64 para 96 times a partir de 2026. Os clubes eliminados a partir da 2ª fase de 2025, sem acesso a Série C de 2026 e sem vaga garantida nos Estaduais irão jogar a ‘Quartona’ em 2026. Começa em 5 de abri até 13 de dezembro. Mínimo garantido de 10 a 14 partida por clube e o máximo de 22 partidas para os finalistas. Campeão da Série D entra na 3ª fase a partir de 2027. A partir de 2026, sobem 6 times para Série C – os quatro semifinalistas, mais os dois times que vencerem os playoffs de repescagem (que serão jogadas apenas entre os times eliminados nas quartas de final). Não será criada a Série E.
- Copa do Nordeste: Mudança de formato a partir de 2026 – Terá 20 clubes, agora divididos em 4 grupos de 5 times. Equipes de um grupo enfrenta equipe de um grupo definido por sorteio (5 jogos por equipe), em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam de fase. Quartas de final em jogo único. Semifinal e decisão em jogos de ida e volta. Começa em 25 de março e termina em 7 de junho. Equipes que jogam competições Conmebol não participam (caso do Bahia, que deverá jogar a Copa Libertadores ou Sul-Americana).
- Copa Sul-Sudeste: Nova competição criada pela CBF. Começa em 25 de março e termina em 7 de junho. Cada Federação terá no máximo duas vagas. Equipes que jogam competições Conmebol não participam (casos de Palmeiras e Flamengo por exemplo). Serão 12 clubes no total com seguinte formato: dois grupos de 6 times, jogando dentro da chave em turno único. Passam os 2 melhores para as semis. Semifinal e final em ida e volta. A Copa Verde será em jogos de ida e volta.
- Copa Verde: Passaria a funcionar como uma espécie de Supercopa, reunindo os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste. Além disso, cada campeão regional garantirá vaga na fase inicial da Copa do Brasil, enquanto o vencedor da Copa Verde avançará direto para a 3ª fase do torneio nacional. Equipes que jogam competições Conmebol não participam. Começa em 25 de janeiro e termina em 7 de junho as Copas Norte e Copa Centro-Oeste. Espírito Santo entra na Copa Centro-Oeste. Cada competição terá 12 equipes, divididas em dois grupos de 6 times, jogando dentro da chave em turno único. Passam os 2 melhores para as semis da sua região. Semifinal em jogo único e a final em ida e volta. A Copa Verde será em jogos de ida e volta.