Faleceu na madrugada desta sexta-feira o narrador Paulo Sodate, o narrador Explosão. Ele morreu aos 70 anos e tem passagens por emissoras de rádio de São Paulo e Jundiaí.
PUBLICIDADE
Em Jundiaí, ele narrou por um breve período na Rádio Difusora. Foi no período, que o então locutor Marcelo Tadeu precisou ficar afastado, e Sodate o substituiu narrando jogos do Paulista na Série B do Brasileiro e jogos do Campeonato Amador de Jundiaí.
Porém Sodate, que começou trabalhando desde os anos 1980, é bastante conhecido em São Paulo, como a voz da Portuguesa, seu time de coração, pela Equipe Líder, uma das primeiras equipes especializadas em segmentar sobe um único time de futebol.
Pela Equipe Líder, ganhou o Prêmio ACEESP de melhor narrador do rádio paulista, em 2016, quando estava pela Rádio Tropical. Em 2015, ele ficou em 3º na mesma premiação.
Foram 30 anos de serviços pela Equipe Líder – que passou pelas rádios Super Rádio, Capital e Tropical FM, além do Facebook.
Sodate acabou emprestando sua voz para narrar os jogos da Portuguesa, independente da divisão onde o clube esteja.
Desde 2017, Sodate estava com seu projeto a Sodate News, onde cobria diariamente as notícias da Lusa.
Segundo Gabriel Belmonte, da Super Rádio, nas redes sociais, Paulo Sodate estava internado desde 28 de setembro em São Bernardo do Campo onde, segundo noticiou a família na ocasião, fez procedimentos para colocar um marcapasso.
A Portuguesa time de coração de Paulo Sodate lamentou o falecimento do narrador. ”A Portuguesa SAF lamenta profundamente o falecimento do radialista e narrador Paulo Sodate, na madrugada desta sexta-feira (10), aos 70 anos. O "Explosão", como era carinhosamente conhecido, acompanhou de perto a Lusa nas últimas décadas, sempre levando a emoção aos torcedores rubro-verdes através das suas inesquecíveis narrações (...) Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu a Lusa, em nota publicada nas redes sociais.