Depois de 20 anos, a região Norte do Brasil voltará a ter um representante na Série A do Brasileirão. Será o Remo. O time de Belém conquistou o acesso neste domingo, ao vencer o Goiás por 3 a 1, de virada, em casa; combinado com a derrota do Criciúma para o Cuiabá por 1 a 0, fora de casa. O estado de SP perdeu um representante na Série B – a Ferroviária perdeu por 2 a 1 do Operário, em Ponte Grossa, que combinado com a vitória do Athletic com Paysandu por 2 a 1, em São João Del Rei, fizeram o time de Araraquara voltar a Série C.
PUBLICIDADE
Na era dos pontos corridos, o Norte teve um representante nas três primeiras edições apenas – o Paysandu, (22º em 2003, 14º em 2004, 21º e rebaixado em 2005).
A ausência do Remo da elite brasileira era mais longa – a última das suas 15 participações foi em 1994, quando terminou em penúltimo no seu grupo da repescagem e sofrendo o rebaixamento. Nestes 31 anos longe da Série A, o Remo chegou a disputar por 4 vezes a Série D do Brasileirão.
O Norte tem agora a vez de ter um clube com chances de terminar entre os 4 melhores do Brasil, o que jamais ocorreu em 70 edições da competição.
Para conquistar o acesso em 2025, o Remo venceu 16 dos 38 jogos, acumulando no total 62 pontos, um a mais que o Criciúma, 5º colocado.
Além do Remo, conquistaram o acesso a elite do Brasileirão, os dois paranaenses – Coritiba (campeão) e Athletico (vice) e a Chapecoense.
Já o futebol paulista pelo segundo ano consecutivo tem um clube rebaixado para Série C do Brasileirão. Após conquistar o acesso na Terceirona no ano passado, a Ferroviária volta ao terceiro nível do futebol brasileiro. O time venceu apenas 8 dos 38 jogos na competição.
Foram rebaixados para a Série C, o Amazonas, o Paysandu e o Volta Redonda.

