FPF determina: clássicos paulistas seguem com torcida única em 2026

24/11/2025 - 14:20
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

Os clássicos paulistas vão seguir com apenas uma torcida em 2026. Em portaria publicada em 6 de novembro, a Federação Paulista de Futebol acatou integralmente parecer do Ministério Público do Estado de São Paulo que recomenda a manutenção da torcida única em jogos entre os principais clubes do estado na próxima temporada. O ato está formalizado na Portaria FPF nº 189/25, assinada pelo vice-presidente Mauro Silva.

PUBLICIDADE

Desde 2016, após uma briga entre torcedores de Corinthians e Palmeiras que terminou com a morte de uma pessoa, o Ministério Público passou a solicitar anualmente à FPF que os clássicos tenham apenas torcedores do time mandante. 

Com o passar dos anos, a medida também passou a abranger partidas entre Guarani e Ponte Preta, em Campinas, dentro da mesma lógica de prevenção a episódios de violência entre torcidas rivais – o que nem sempre ocorre.

Na quinta-feira, dia de Corinthians x São Paulo, após o Timão vencer o Tricolor por 3 a 1 em Itaquera – Zona Leste de São Paulo, ocorreu uma briga entre torcedores dos dois times na região do Bixiga, no Centro da capital paulista.

Foram cenas de selvageria: com pedaços de pau, barras de ferro e fogos de artifício, eles provocaram pânico e tensão entre moradores. A confusão foi na Rua Conselheiro Carrão. Ninguém foi detido.

Para 2026, a recomendação do MP — feita por meio do Ofício JECRIM nº 057/2025, de 3 de novembro — foi novamente atendida.

A FPF determinou que a torcida única seja mantida em todas as competições promovidas pela entidade ao longo do ano, sempre que houver confrontos entre Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Guarani. A medida será estendida em jogos de torneios nacionais (CBF) e continentais (Conmebol) que ocorram no estado de São Paulo.

A federação ainda comunicará formalmente os órgãos de segurança pública, a Polícia Militar e o próprio Ministério Público para fiscalização e cumprimento da portaria, que entrou em vigor na data de sua publicação.

Matérias relacionadas