‘Nova’ Série B não terá disputa de pênaltis nos playoffs

06/02/2026 - 20:50

A Série B do Campeonato Brasileiro terá uma mudança significativa de formato a partir da temporada de 2026. Em reunião realizada na quinta-feira, o Conselho Técnico da competição aprovou a criação de playoffs para definir as últimas vagas de acesso à Série A, além da eliminação da disputa por pênaltis nesses confrontos.

PUBLICIDADE

Pelo novo regulamento, apenas os dois primeiros colocados ao fim das 38 rodadas garantem acesso direto à elite. As outras duas vagas serão decididas em playoffs entre os clubes que terminarem entre a 3ª e a 6ª colocação. Os confrontos serão em jogos de ida e volta, com o 3º enfrentando o 6º e o 4º medindo forças contra o 5º.

Uma das principais novidades é que não haverá disputa de pênaltis. Em caso de empate no placar agregado, o clube de melhor campanha na fase classificatória — terceiro ou quarto colocado — ficará com a vaga e, consequentemente, o acesso à Série A. Além disso, essas equipes terão a vantagem de decidir os confrontos em casa.

Apesar da mudança no formato de acesso, a Série B seguirá com 38 rodadas e não será paralisada durante a Copa do Mundo. A competição está prevista para começar no dia 21 de março e se encerrar em 28 de novembro de 2026.

Segundo os defensores da proposta, o principal argumento para a alteração foi financeiro e comercial. A avaliação é de que a possibilidade de alcançar o playoff até a sexta colocação manterá mais clubes competitivos na reta final do campeonato, aumentando público nos estádios, audiência e interesse geral na competição.

A proposta, apresentada pelo CRB, foi aprovada por 17 dos 20 clubes participantes. Apenas Sport, Fortaleza e Náutico votaram contra. Os quatro representantes paulistas — Botafogo-SP, Novorizontino, Ponte Preta e São Bernardo — apoiaram a mudança de forma unânime.

Matérias relacionadas