Brasileiros querem sair da Ucrânia, mudanças na Liga dos Campeões e Copa do Mundo: consequências da Guerra Rússia x Ucrânia no esporte

24/02/2022 - 13:59

___________________

___________________

Por Thiago Batista – Redação Esporte Paulista

Foto: Divulgação

 

O primeiro dia da declaração de Guerra da Rússia à Ucrânia mexeu bastante no mundo do esporte. Brasileiros que atuam na Liga da Ucrânia gravaram um vídeo pedindo ajuda para sair do país. A repescagem da Copa do Mundo tem jogos marcados para o território russo, mas três seleções pediram a alteração do local. A Uefa deverá nesta sexta-feira anunciar oficialmente a mudança do local da final da Liga dos Campeões da Europa de 2022, que está programada justamente para território russo.


___________________

___________________

Brasileiros na Ucrânia

Em vídeo publicado nas redes sociais, jogadores brasileiros que atuam no Shakhtar Donetsk e no Dynamo de Kiev, pediram ajuda ao governo brasileiro para sair da Ucrânia após o início da Guerra. Os jogadores estão em um hotel na capital ucraniana junto com suas famílias. O Campeonato Ucraniano foi oficialmente suspenso, após a invasão da Rússia ao país. Em curto comunicado em seu site oficial, a organização do torneio atribuiu a decisão à lei marcial imposta na Ucrânia.

 

“A gente tá aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil, que ele possa nos ajudar. E espero que vocês possam nos ajudar promovendo esse vídeo pra que ele possa alcançar o maior número de pessoas possível”, disse o zagueiro Marlon, atualmente no Shaktar.

___________________

___________________

O trio de brasileiros que atua no Zorya - o lateral Juninho, o meia Cristian e o atacante Guilherme Smith, também usou as redes sociais para fazer um apelo. O clube tem raízes em Lugansk, mas não atua mais na região separatista - um dos pivôs do conflito - há anos. Eles estão na cidade de Zaporizhzhya.

 

O Governo brasileiro, por intermédio do Itamaraty, emitiu uma nota (leia abaixo) sobre a crise e não entrou em detalhes sobre como poderá ajudar os brasileiros que moram na Ucrânia.

___________________

___________________

Repescagem da Copa

As federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca se posicionaram nesta quinta-feira, condenando o que chamam de "agressão da Rússia à Ucrânia". As três seleções, envolvidas na fase de repescagem das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo, se recusam a jogar em território russo. Os jogos decisivos estão marcados para março deste ano: dias 24 (semifinal) e 29 (repescagem final).

 

A Polônia tem jogo semifinal marcado em Moscou contra a Rússia. O vencedor da semi entre Suécia e República Tcheca poderia enfrentar os russos, em território russo em uma hipotética final (mandante será justamente o vencedor de Polônia x Rússia).

___________________

___________________

Em conjunto, as federações dizem ainda que aguardam uma resposta imediata de Fifa e Uefa sobre o caso e a apresentação de soluções alternativas para os próximos jogos.

 

Liga dos Campeões

Está praticamente sacramentada que a final da Liga dos Campeões da Europa desta temporada não será em São Petersburgo, cidade que fica ao Norte da Rússia. O motivo é a Guerra que a Rússia declarou a Ucrânia. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, convocou uma reunião extraordinária do Comitê Executivo para a manhã desta sexta-feira e espera-se que chegue a um acordo sobre a mudança da final. Londres, Munique, Istambul, Lisboa e Madri são possíveis substitutas.

___________________

___________________

A final da Liga dos Campeões, o jogo de vitrine do futebol europeu de clubes, estava marcada para o dia 28 de maio, no estádio do Zenit de São Petersburgo – que tem os name-rights justamente de um dos patrocinadores do torneio, uma empresa estatal da Rússia do ramo de gás natural e energia.

 

Embora a cidade esteja distante da fronteira com a Ucrânia, o confronto bélico poderia tornar inviável o recebimento do evento.

___________________

___________________

A Uefa publicou nesta quinta-feira uma nota oficial em que condena "veementemente" a invasão militar da Rússia à Ucrânia, que teve início na madrugada. A confederação europeia de futebol disse partilhar da preocupação da comunidade internacional com a situação de segurança na Europa.

 

A confederação europeia garantiu também estar lidando com a situação "com a maior seriedade e urgência", e adiantou que decisões serão tomadas pelo Comitê Executivo e anunciadas na sexta-feira.

___________________

___________________

Rússia violou princípio olímpico

O Comitê Olímpico Internacional (COI) condenou a Rússia por invadir a Ucrânia nesta quinta-feira (24, dizendo que o governo russo violou a Trégua Olímpica em vigor, que visa aproveitar o poder do esporte para promover a paz e o diálogo. E que o país violou um princípio olímpico – a Trégua Olímpica.

 

A Trégua Olímpica, que começou sete dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 4 de fevereiro, termina sete dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 4 a 13 de março.

___________________

___________________

O COI disse que seu presidente, Thomas Bach, reiterou seu pedido de paz. Bach pediu às nações que "deem uma chance à paz" na cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno no início deste mês.

 

Patrocínio

O Schalke 04 anunciou que removerá o logotipo de seu principal patrocinador - a maior empresa russa do ramo de energia e gás natural. O nome da Gazprom será substituído pela inscrição do nome do clube já no confronto contra o Karlsruher, pela segunda divisão alemã, no sábado.

___________________

___________________

A gigante é patrocinadora do Schalke há 15 anos, desde 2007, e tem outros investimentos importantes no futebol europeu, também sendo uma parceira antiga da Uefa, a ponto de patrocinar a Liga dos Campeões.

 

Chelsea pode perder dono?

O deputado do Reino Unido, Chris Bryant, revelou nesta quinta-feira documentos de 2019 do governo britânico que ligam o dono do Chelsea, Roman Abramovich, ao governo de Vladimir Putin. O membro do Parlamento pediu na Câmara dos Comuns que o empresário seja removido do clube inglês, como parte das sanções contra a Rússia pela invasão à Ucrânia.

___________________

___________________

O parlamentar britânico disse que o bilionário Abramovich já admitiu em processos judiciais que pagou por influência política, e que teria vínculos com o Estado russo e associação com atividades e práticas corruptas. Ele seria um dos 35 oligarcas identificados pela oposição na Rússia como do círculo de apoio de Putin.

 

F-1 mantém prova

A invasão militar da Rússia no leste da Ucrânia, gerou rumores sobre da realização do GP da Rússia de Fórmula 1, em Sochi, no dia 25 de setembro. A categoria, porém, afastou neste momento a possibilidade de qualquer ação sobre a corrida, mas prometeu continuar observando os desdobramentos da crise. Só que a posição de pilotos como Sebastian Vettel e Max Verstappen é contrária e já querem que o GP da Rússia seja cancelado.

___________________

___________________

Matérias relacionadas