Parece piada,
mas não é. Um caso de racismo um clube na Libertadores é multado em R$ 480mil por
parte da Conmebol. A mesma entidade por conta de um post nos stories do clube
que joga a Sul-Americana falando de um patrocinador que não é o mesmo da competição
tem 50% de equivalência a casos de racismo.
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De acordo
com o blog do Kempes, A Conmebol multou o Fortaleza em US$ 50 mil (quase R$ 243
mil) por infringir o artigo 6.3.3 do Manual de Clubes da Copa Sul-Americana
(marketing de emboscada). O motivo é inusitado: uma postagem nos stories do
perfil do clube no Instagram.
Um dia antes
da partida contra o Libertad, em Assunção, pelas oitavas de final da Copa
Sul-Americana, o Fortaleza fez uma postagem que falava de um dos patrocinadores
do clube. Porém esse patrocinador não ajuda a Conmebol na competição, o que é
proibido pela entidade.
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De acordo
com a Conmebol, o Fortaleza utilizou o nome da competição com a logomarca de
empresas que não são patrocinadoras da Sul-Americana, realizando o que é
chamado de “marketing de emboscada”.
O Fortaleza está nas quartas de final da competição. Venceu o primeiro jogo por 3 a 1 diante do América-MG fora de casa. E agora joga na quinta-feira, na Arena Castelão, no duelo da volta.
A mesma
Conmebol deu uma multa mais branda para o River Plate, por algo que deveria ser
mais grave. A entidade multou o clube argentino em US$ 100 mil (R$ 487 mil) devido
aos atos racistas de sua torcida no jogo contra o Fluminense.
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Quem também
foi multado esse ano por conta de racismo foi o Libertad. A Conmebol decidiu
multar o Libertad, do Paraguai, em 100 mil dólares (cerca de R$ 487 mil) por
atos racistas da torcida contra o goleiro Everson, do Atlético-MG. Na saída de
campo, o goleiro foi chamado de "macaco" por torcedores paraguaios e
houve até mesmo um torcedor imitando um macaco para o arqueiro.
Ou seja, a
multa do Fortaleza por causa de um erro do clube no seu Instagram equivale a
metade de casos de racismo que estão sendo realizados por torcedores dos clubes
na América do Sul.
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