O Corinthians fez um dos seus melhores jogos nos últimos tempos, no quesito ofensivo. Criou diversas oportunidades de gol. Não deu respiro para Pedro Rocha, goleiro da Ponte Preta. Foram 29 finalizações em 90 minutos. Só que o futebol o que interessa é o placar final. E ele é bastante doído para o torcedor corintiano: Corinthians 0 x 1 Ponte Preta, na noite deste domingo, em plena Neo Química Arena, pela 10ª rodada do Paulistão. O resultado praticamente elimina o Corinthians de ir as quartas de final.
Com 10 pontos, o Corinthians estará eliminado se na quarta-feira a Inter de Limeira derrotar o São Paulo, em jogo atrasado da 1ª fase. A Inter de Limeira tem 14 pontos. O Corinthians somente tem mais dois jogos por disputar nesta 1ª fase – Santo André, em casa, e Água Santa, fora.
Agora as atenções do Timão ficam para a luta contra o rebaixamento. 12º no geral, o Alvinegro de Parque São Jorge tem apenas quatro pontos de vantagem para o Ituano, primeiro time da zona de rebaixamento e cinco para o Santo André, lanterna do campeonato.
Já a Ponte Preta comemora muito a vitória. Passou o Água Santa no grupo B e agora é a segunda colocada com 16 pontos. Se vencer o Novorizontino, em casa, e Santo André, fora, a Macaca será adversária do Palmeiras nas quartas de final.
Ponte Preta pela primeira vez ganha do Corinthians na Neo Química. As duas últimas vitórias da Macaca na capital sobre o rival foram no Pacaembu – 1 a 0 em 2013 e 2018.
A Ponte Preta marcou o gol com 5 minutos de jogo. Élvis cobrou falta na meia-esquerda, de forma rasteira, Carlos Miguel fez defesa espalmando para o centro da área, e Iago Dias livre, de cabeça, encobriu o goleiro e fez o gol da Macaca.
Depois o jogo foi de uma verdadeira pressão corintiana. Foram 29 finalizações do Timão na partida. Porém a pontaria não estava das melhores – apenas quatro foram em direção ao gol. As melhores foram de Wesley, aos 35min do 1º tempo e Gustavo Henrique, aos 42min da etapa inicial, e ambas com goleiro da Ponte Preta fazendo a defesa; e Félix Torres no travessão no último lance do jogo.
Mesmo com volume ofensivo, o Corinthians perdeu, e agora a sua situação no Paulistão é mais do que delicada. Quase irreversível para uma classificação as quartas de final.
