Duas vezes campeão uruguaio, Izquierdo marcou gol de título pelo Liverpool de Montevidéu. Confira!

28/08/2024 - 05:23

Falecido nesta terça-feira, de forma precoce, aos 27 anos, Izquierdo, estava em seu melhor momento na carreira futebolística. Era atual bicampeão uruguaio e havia marcado gol em final, que valeu taça para o Liverpool. No Nacional, em sua segunda passagem, no Campeonato Uruguaio ele era titular absoluto da defesa do time, enquanto na Libertadores somente não foi titular nos dois confrontos contra o São Paulo, pelas oitavas de final. 

PUBLICIDADE

Juan Izquierdo comemorou seu primeiro título em 2022, pelo Nacional. Em time que tinha Luisito Suárez, Izquierdo foi campeão, mas na final do torneio, em jogo único, nem esteve no banco – 4 a 1 do Nacional sobre o Liverpool de Montevidéu. Participou de apenas um jogo da campanha.

O segundo título uruguaio de Izquierdo foi na temporada seguinte pelo modesto Liverpool. Em dois jogos na final, o time de Izquierdo venceu o Peñarol por 3 a 0. Ele foi titular nas duas partidas na história conquista do clube, que foi a 1ª em nível de Série A em sua história. Na competição, marcou três gols, entre eles um gol de final de turno. No Uruguaio, a competição tem três disputas de turno – Clausura, Intermédio e Final (é como se fosse Taça Guanabara e Taça Rio, que havia no Campeonato Carioca, com um terceiro troféu também em disputa).

PUBLICIDADE

O Intermédio é a única disputa que não é em pontos corridos e tem uma disputa decisiva, valendo taça. Em 30 de julho de 2023, ele marcou o gol do título do Intermédio para o Liverpool, sobre o Defensor, para festa do clube roxo e preto de Montevidéu. 

A boa temporada dele em 2023, valeu entrar na seleção do Campeonato Uruguaio da última temporada.

Em 2024, no Campeonato Uruguaio, dos 24 jogos que o Nacional disputou, Izquierdo foi titular em 16, ou seja, dois terços da competição. Novamente foi campeão do Intermédio, em uma final contra o Peñarol, com vitória do Nacional por 1 a 0, onde foi titular.

Na Libertadores, somente não foi titular nos dois jogos contra o São Paulo pelas oitavas de final e em um dos confrontos contra o River Plate pela fase de grupos.

PUBLICIDADE

Na trágica partida no Morumbi, quando passou mal aos 38 minutos da etapa final, na última quinta-feira, Izquierdo entrou no intervalo na vaga do argentino Alexis Castro. 

Izquierdo na temporada 2024 jogou 24 partidas e seu último gol foi de vitória: ele marcou o 3º gol do Nacional, na vitória sobre o Racing de Montevidéu por 4 a 2, em 3 de maio de 2024. 

Matérias relacionadas