Um enorme mico está passando a Globo. Após a emissora ‘anunciar’ em evento para publicitários que transmitirá a Fórmula 1 em 2025, eis que o evento seguirá na Band, de acordo com informações de jornalistas especializados sobre direitos de transmissão neste fim de semana.
PUBLICIDADE
O ‘rolo’ se deve porque na quarta-feira a Globo colocou um carro de corrida no palco do evento UpFront, dando a entender que obteve a retomada do campeonato em sua programação. A Globo até contratou uma equipe de jornalistas para se dedicar à cobertura exclusiva do campeonato.
O único detalhe que faltava para sacramentar o retorno da Fórmula 1 para a Globo seria a assinatura do distrato da Liberty Media (dona dos direitos de transmissão) com a Band, e isso, até o momento não ocorreu. E não deve ocorrer até dezembro de 2025.
PUBLICIDADE
Porém, a Band tem contrato com a Liberty Media ainda em vigor até o fim de 2025, e apesar da crise entre as partes, avisou neste fim de semana que não pretende abrir mão das transmissões e já tem avisado aos anunciantes que manterá as corridas em sua grade no próximo ano.
A Band chegou a um acordo com a dona dos direitos de transmissão para manter um valor interessante para as duas partes para o cumprimento do último ano do acordo previsto em contrato - que está em vigência desde 2021.
PUBLICIDADE
Band e Liberty dividiam igualmente as receitas obtidas por meio de publicidade durante as transmissões das corridas.
Porém em 2023, foi feita uma mudança no acordo após o SBT sondar os direitos da F-1 e a Band passou a pagar a bagatela de US$ 15 milhões por temporada, valor que a emissora está tendo dificuldades para cumprir, especialmente em 2024.