Morre lenda Cid Moreira, voz marcante de Jabulani, Canal 100 e Jornal Nacional - Esporte Paulista Esporte Paulista: Morre lenda Cid Moreira, voz marcante de Jabulani, Canal 100 e Jornal Nacional

Morre lenda Cid Moreira, voz marcante de Jabulani, Canal 100 e Jornal Nacional

03/10/2024 - 10:06



Faleceu nesta quinta-feira, aos 97 anos, o jornalista Cid Moreira, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, onde falou grandes histórias do esporte nacional e internacional.

PUBLICIDADE

Cid Moreira estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, quando deu entrada com insuficiência renal crônica — antes, vinha tratando de uma pneumonia em casa. O quadro piorou, e às 8h desta quinta Cid morreu de falência múltipla dos órgãos.

Ao longo de 26 anos, Cid Moreira ocupou diariamente a bancada do Jornal Nacional. tornando-se um dos símbolos do telejornal.

Foi na voz dele, ao lado de Sérgio Chapellin, que o Brasil se tranquilizou que não ficaria fora da Copa de 1990, devido a farsa do goleiro Rojas, do Chile.

Foi na voz dele, em 1994, que liderou a cobertura da festa brasileira pelo título da Copa do Mundo. 

Porém meses antes, foi também com Cid Moreira uma das edições mais tristes da história do Jornal Nacional: o dia seguinte, a morte do Ayrton Senna; e também toda cobertura do funeral do corpo do tricampeão mundial de F1.

Cid Moreira fez várias locuções para o canal 100, programa de futebol que passava nos cinemas nos 50, 60 e 70.

Cid Moreira fez por exemplo a locução das imagens de uma das grandes derrotas do Santos de Pelé: o vice da Taça Brasil de 1966, quando perdeu o segundo jogo da série, para o Cruzeiro de Tostão, por 3 a 2.

Também em sua voz está um dos GreNais da história: a vitória do Colorado por 1 a 0, em 1972.

Cid Moreira também ficou famoso em 2010, a cada chute na bola da Copa soltar com sua marcante a palavra “Jabulani”.

Também na Copa de 2010, Cid Moreira emplacou outro bordão que caiu nas graças dos Brasileiros. Com a voz peculiar, o jornalista deu vida ao jargão "Mick Jagger", que fazia referência ao cantor britânico do Rolling Stones tido como pé-frio nos jogos.

Durante o velório das vítimas que faleceram em um acidente aéreo com o avião da Chapecoense, Cid Moreira emocionou o público com uma leitura de uma conhecida passagem bíblica. Ele leu o capítulo 13 da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, que fala sobre o amor. A leitura no gramado da Arena Condá foi um momento marcante no velório das vítimas.

Postagens relacionadas