Um erro grosseiro da CBF, fez São Paulo x Corinthians ter ocorrido em um local que não poderia receber a partida. O jogo é um dos cinco últimos do Tricolor como mandante no Brasileirão, e deveria ocorrer dentro do estado de São Paulo, segundo o regulamento geral das competições da CBF. Porém a partida realizada no último domingo em Brasília, ocorreu fora do estado de São Paulo, rasgando o próprio regulamento da entidade.
PUBLICIDADE
Segundo o artigo 15º, parágrafo 5º, a partida não poderia acontecer em Brasília, por ser um dos cinco últimos jogos do São Paulo no Brasileirão.
“Não será autorizada a transferência de partida para outro Estado nos últimos 5 mandos de campo de cada Clube em competições ou fases de pontos corridos e nos últimos 2 mandos de campo em competições ou fases de caráter eliminatório (mata-mata)”, diz o regulamento geral das competições da CBF.
Após este jogo, o São Paulo tem apenas mais quatro jogos como mandante no Brasileirão: contra o Vasco em 15 de outubro (será em Campinas), e depois enfrenta Athletico-PR e Atlético-MG em casa, em novembro; e Juventude no começo de dezembro.
PUBLICIDADE
O erro foi cometido pelo departamento de competições, liderado por Júlio Avellar, o mesmo que aceitou mudar as datas dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil de 16 e 17 de outubro para 19 e 20 de outubro, ferindo também regulamento, já que ouviu o pleito dos times visitantes, quando uma mudança de data somente pode ser pleiteada pelo clube mandante.
O clássico somente poderia ocorrer fora do estado de SP de acordo com parágrafo 6º do mesmo artigo 15, caso o estado de um clube esteja impossibilitado de receber partidas por conta de decisão governamental, o que não era o caso do clássico que ocorreu no último domingo.
Apesar de ter o veto no regulamento geral, não existe nenhum tipo de punição a ser realizada, caso esse artigo não seja cumprido – punição que deveria ser a CBF, que autorizou a partida ocorrer fora de SP.