O Campeonato Amador de Jundiaí na sua chamada Série A ou Primeira Divisão começou e com uma novidade no regulamento. A competição este ano terá “acessos” e não “tem rebaixamentos”, segundo as regras da competição. Dos 20 clubes, os 16 melhores irão ascender de divisão.
PUBLICIDADE
De acordo com artigo 5º do regulamento nos itens I e II, estão especificadas como serão as principais divisões do Amador de Jundiaí a partir de 2026. Os oito melhores de cada grupo, 16 no total, irão formar a Série Especial, nova divisão de elite do futebol amador jundiaiense. Os dois piores de cada grupo irão ficar na 1ª divisão.
Artigo 5 - 1º – Concluída a primeira fase da competição, será adotado o seguinte critério classificatório para os Grupos A e B, cada um composto por 10 (dez) clubes:
I – Promoção à Série Especial:
Serão promovidos à Série Especial de 2026 os 8 (oito) clubes de cada grupo (A e B) que obtiverem o maior número de pontos ganhos na primeira fase, totalizando 16 (dezesseis) clubes promovidos.
II – Permanência na Primeira Divisão:
Os 2 (dois) clubes de cada grupo (A e B) que obtiverem o menor número de pontos ganhos permanecerão na Primeira Divisão em 2026, totalizando 4 (quatro) clubes mantidos.
PUBLICIDADE
Porém o torcedor pode interpretar também que os oito melhores de cada grupo ficam na principal divisão do Campeonato Amador de Jundiaí e os dois piores de cada grupo serão rebaixados para a principal divisão de acesso do Amador da cidade.
Como no ano passado, o Amador de Jundiaí terá fase ‘mata-mata’ a partir das quartas de final. Os quatro primeiros de cada grupo passam para de fase, que será jogada no seguinte chaveamento:
1ºA x 4ºB -----
x -------
2ºA x 3ºB -----
x -> campeão
1ºB x 4ºA -----
x -------
2ºB x 3ºA -----
A fase eliminatória será sempre disputada em dois jogos. Em caso de igualdade em número de pontos entre os dois times do confronto, se classifica, a equipe que sofre menos gols no confronto. Caso a igualdade persista, a definição do classificado será nos pênaltis.