Pelo 2º ano, finalíssima do Paulistão Feminino será em “campo neutro”

05/12/2025 - 12:08
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

Pelo segundo ano consecutivo, a final do Paulistão Feminino será disputada sem que um dos finalistas possa mandar o jogo decisivo em sua própria casa. Os detalhes da decisão de 2025 foram definidos nesta sexta-feira, em Conselho Técnico realizado no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol, com a presença de representantes de Corinthians e Palmeiras — que repetem o duelo da final de 2024.

PUBLICIDADE

A partida de ida acontece neste domingo, às 11h, na Arena Barueri. O Palmeiras manda suas partidas no futebol feminino desde o começo do ano em Barueri.

Já o confronto que definirá a campeã está marcado para o domingo seguinte, dia 14, às 10h, mas o local ainda está indefinido. Assim como ocorreu em 2024, a FPF precisará escolher um estádio neutro ou alternativo, já que fatores operacionais e de segurança novamente impedem a realização da finalíssima na casa de um dos clubes envolvidos.

No ano passado, o mesmo problema também ocorreu: o Palmeiras foi obrigado a levar sua decisão para o Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, após a Polícia Militar informar à FPF que não seria possível realizar o jogo em São Paulo. O motivo foi o risco de confronto entre torcidas, já que Corinthians e Cruzeiro se enfrentavam pelo Brasileirão masculino na Neo Química Arena no mesmo dia da final feminina.

Agora o problema tem a ver com próprio Corinthians. O clube buscou solicitar a mudança para o dia 13, podendo disputar a partida na Neo Química Arena. No dia 14 de dezembro, mesmo dia da finalíssima ocorre a semifinal da Copa do Brasil masculina na Neo Química entre Corinthians e Cruzeiro. 

As Brabas mandaram partidas no Pacaembu e Canindé ao longo da temporada. O primeiro estádio terá show e não pode ser utilizado, o segundo está disponível mas depende do gramado.

Além dos dois, o Corinthians atuou na Fazendinha e em Osasco, mas ambos não podem ser utilizados por não comportar mais de 10 mil torcedores.

Dentro de campo, o Corinthians — campeão em 2019, 2020, 2021 e 2023 — busca o quinto título para se isolar como maior vencedor da história do torneio. O Palmeiras mira sua quarta taça, após conquistar as edições de 2001, 2022 e 2024.

As duas partidas terão ampla cobertura: SporTV, CazéTV, Record News, UOL Play e HBO Max exibem os dois jogos; a TV Globo transmite exclusivamente o duelo decisivo.

Matérias relacionadas