Jogador sofre suspensão de 3 meses e Paulista não poderá o utilizar na A3

21/02/2026 - 14:54
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

O lateral-esquerdo Isac, pegou uma suspensão de três meses e não pode atuar até maio, de acordo com a lista divulgada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem neste mês de fevereiro. Por conta disso, o Paulista não poderá utilizar o jogador no restante da Série A3 – exceto, se o recurso do caso foi julgado e a pena de Isac for diminuída ou até anulada.  

PUBLICIDADE

Isac Nascimento de Oliveira está suspenso do futebol desde 2 de fevereiro, e não pode jogar ou treinar até 1º de maio. Segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, em seu site, o status da decisão de Isac está pendente do recurso – ou seja vai ser julgada em grau superior podendo revogar a suspensão.

O Paulista deverá divulgar uma nota nas próximas horas sobre a situação de Isac. Assim que for divulgada está matéria ser atualizada, com a posição do Paulista.

De acordo com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem foi encontrado a substância Isometepteno, em um dos testes realizados no jogador. O Isometepteno é considerado uma substância proibida.

O Isometempteno é um agente simpaticomimético com propriedades vasoconstritoras e analgésicas. Utilizado em combinações, como com dipirona e cafeína, é indicado para tratar dores de cabeça, incluindo enxaquecas, e cólicas abdominais, pois contrai os vasos cerebrais dilatados.

Remédios conhecidos como Neosaldina e Doralgina. 

Isac chegou em janeiro ao Paulista. O caso aconteceu ainda em 2025, em algum dos clubes que o jogador passou. O site da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem não informa onde foi o exame e quando – informa apenas a suspensão. O Tribunal de Justiça Desportivo – Antidoping (TJD-AD) diferente do TJD-SP ou do STJD não coloca as atas dos julgamentos em seu site – apenas casos que devem ser servir de jurisprudência, como de Tandara do vôlei, que foi suspensa por 4 anos, por ter atuado em torneio amador, já estando suspenso por conta de ter sido encontrada em seu exame uma substância proibida. 


Lista de Atletas suspensos por doping: https://www.gov.br/abcd/pt-br/coordenacoes/gestao-de-resultados/atletas-suspensos/Atletassuspensosemdefinitivo12022026.pdf


Existe risco do Paulista perde pontos – Não, não existe. Isac foi relacionado para os jogos contra Itapirense e Rio Claro, que ocorreram nos dias 23 e 28 de janeiro. Ele atuou contra o Marília, como titular, em 31 de janeiro. Como se observa estes três jogos ocorreram antes da suspensão, que começou dia 2 de fevereiro – dois dias antes do jogo contra a Portuguesa Santista, pela 4ª rodada.


Caso semelhante – Em 2007, durante a Série B, o lateral Ricardo Lopes do Paulista foi flagrado no exame antidoping, do jogo contra o Marília com a substância isometepteno, a famosa Neosaldina.

Segundo a Folha de São Paulo de 26 de setembro de 2007, Ricardo Lopes, o jogador foi inocentando e pode atuar. Porém o médico do Paulista na época, Carlos Damasceno foi suspenso na epóca, pelo STJD (que na época eram quem também julgava os casos antidoping). 

Segundo a matéria foi ele que receitou a Neosaldina ao lateral Ricardo Lopes, que se queixara de dor de cabeça. Em sua defesa, o clube alegou que o medicamento constava no "Regulamento de Controle de Dopagem" da CBF como fármaco permitido - o erro ainda consta na relação, disponível na internet.

O tribunal aceitou a defesa do time de Jundiaí e inocentou clube e jogador.

Porém o médico foi denunciado por infração ao do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê punição por "ministrar ou prescrever ao atleta substância ou método proibido" e acabou suspenso.


Suspensos do futebol – Atualmente além de Isac, outros quatro atletas do futebol cumprem suspensão por conta de substâncias proibidas encontradas em seus exames.

O zagueiro Arthur Félix (ex-Londrina) foi suspenso por 4 meses por conta de ter sido encontrado as substâncias Nandrolona, 19-norandrosterona e 19-noretiocolanolona, que são esteroides anabolizante androgênicos. Ele está suspenso entre 25 de setembro de 2023 até 8 de outubro deste ano. O seu caso está transitado em julgado.

Diego Mendes, meia que estava atuando no Sertãozinho em 2025, foi suspenso por 2 anos a partir de 14 de março do ano passado até 13 de março de 2027, por conta de ter sido encontrado as substâncias octodrina e heptaminol. Octodrina é um estimulante do sistema nervoso central, similar à anfetamina, usado em pré-treinos, "queimadores de gordura" e encontrado recentemente em vapes, enquanto o heptaminol tem propriedades estimulantes cardíacas (inotrópico positivo) e vasodilatadoras, frequentemente usado para tratar hipotensão ortostática, aumentar a circulação cerebral e como nootrópico.

Léo Jabá, atleta bastante conhecido nos últimos tempos no futebol amador, está suspenso por 4 anos, por ter sido encontrado no seu exame as substâncias 19-Norandrosterona; 19 e Noretiocolanolona – ambos são dois esteroides anabolizantes androgênicos sintéticos, usados para anho de massa muscular. A suspensão de Léo Jabá começou em 17 de março de 2025 e somente termina em 16 de março de 2029.

Matheus Paquetá, atacante, que em 2022, atuou no Tombense, começou a cumprir suspensão em 22 de junho de 2022 e somente vai terminar em 21 de junho de 2026, pois em seu exame foram encontradas as substâncias 19-Norandrosterona; 19 e Noretiocolanolona – ambos são dois esteroides anabolizantes androgênicos sintéticos, usados para ganho de massa muscular.


Nota: A informação sobre uma possível suspensão de Isac, que o Esporte Paulista confirmou no site da utoridade Brasileira de Controle de Dopagem foi postada na madrugada de sexta para sábado pela página de Instagram @ascronicasdejayme. 

Matérias relacionadas